
Adicione esses temperos na sua alimentação e melhore o seu índice glicêmico! (Créditos: Shutterstock)
A alimentação e a saúde caminham juntas! Por isso, se você apresenta um alto índice glicêmico e está em busca de amenizar possíveis problemas, a nutricionista Patrícia Leite compartilhou alguns temperos que podem te ajudar nesse objetivo! Como o TudoGostoso sempre está de olho em tudo, trouxemos essas 7 opções para você que deseja baixar o açúcar no sangue. Venha conferir!
1- Canela
A canela é conhecida por seus potenciais benefícios na regulação do açúcar no sangue, o que pode ajudar a reduzir o índice glicêmico dos alimentos. Ela pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que ajuda as células do corpo a usar a glicose de maneira mais eficiente. A canela pode ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue após as refeições, especialmente quando consumida com alimentos ricos em carboidratos.
2- Gengibre
Alguns compostos ativos do gengibre, como os gingeróis, podem inibir a atividade de certas enzimas que estão envolvidas na digestão dos carboidratos. Isso pode levar a uma digestão mais lenta dos carboidratos e, portanto, a uma liberação mais gradual de glicose na corrente sanguínea, contribuindo para a redução do índice glicêmico dos alimentos.
3- Cúrcuma
A curcumina pode aumentar a sensibilidade das células à insulina, permitindo que o corpo utilize a glicose de maneira mais eficiente. Quando a insulina funciona melhor, o corpo precisa de menos insulina para processar a glicose, o que pode ajudar a manter os níveis de glicose no sangue mais estáveis e reduzir o índice glicêmico.
4- Cominho
O cominho pode influenciar o metabolismo da glicose, ajudando a regular a produção de glicose pelo fígado e a melhorar a captação de glicose pelas células. Isso pode resultar em uma liberação mais controlada de glicose na corrente sanguínea, evitando picos elevados de açúcar no sangue.
5- Alho
O alho tem sido associado à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, o que pode ter um efeito positivo no controle da glicose no sangue. Níveis elevados de lipídios estão relacionados à resistência à insulina, e a redução desses níveis pode ajudar a melhorar a resposta do corpo à insulina.
6- Louro
O louro, uma folha aromática amplamente utilizada na culinária, também possui propriedades medicinais que podem ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue. Ele possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, a qual está associada à resistência à insulina. Ao diminuir a inflamação, o louro pode melhorar a resposta do corpo à insulina e ajudar a controlar melhor os níveis de glicose no sangue.
7- Orégano
O orégano contém compostos bioativos, como os polifenóis e flavonoides, que podem melhorar a sensibilidade das células à insulina. Quando as células se tornam mais sensíveis à insulina, o corpo precisa de menos insulina para processar a glicose, o que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue mais estáveis e reduz os picos de glicose após as refeições.
Veja mais
Nem iogurte nem leite: esse é o inovador laticínio repleto de probióticos e minerais que está conquistando as pessoas
Frango de laboratório: a invenção polêmica de um bilhão de dólares que vai revolucionar a alimentação no mundo e tem gerado debates
Palavra do chef: esses alimentos você não pode congelar de jeito nenhum