• Entrar
  • Cadastrar
A melhor planta para controlar o açúcar no sangue, fortalecer a memória e a concentração
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Descubra todos os benefícios dessa erva pouco popular no Brasil

A melhor planta para controlar o açúcar no sangue, fortalecer a memória e a concentração

Conheça as propriedades medicinais da sálvia e qual a melhor maneira de consumi-la para aproveitar todos os benefícios (Créditos: Canva)

Quem vive em contato com a natureza sabe que muitas plantas do nosso dia a dia possuem propriedades medicinais incríveis, sendo usadas para além da culinária. É o caso do alecrim, da hortelã, do manjericão e de muitas outras ervas, por exemplo, que são conhecidas pelos benefícios que trazem para o corpo.

Uma planta em especial que é pouco falada aqui no Brasil é a sálvia, mas que devia fazer mais parte da sua rotina. Na culinária, ela é muito usada junto com manteiga para formar molhos para carnes e massas, contendo um sabor levemente picante e fresco. Já na medicina tradicional, a sálvia é muito usada no preparo de infusões que podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, fortalecer a memória e a concentração e muito mais. Vem que eu vou te contar um pouco mais sobre os benefícios da sálvia para sua saúde e como adicioná-la no seu dia a dia.

Benefícios da sálvia para a saúde

A sálvia é uma planta aromática nativa do sul da Europa e da região do Mediterrâneo. Por isso, ela é tão popular nos pratos regionais dessas áreas. Porém, o verdadeiro tesouro está nos benefícios para a saúde. O nome dado à erva não é à toa: é uma palavra em latim que significa curar. Em alguns lugares do mundo, ela ainda é conhecida como erva-sagrada.

E quem pensa que é só crença urbana, se engana! As propriedades medicinais da sálvia são reconhecidas pela ciência, com diferentes espécies sendo alvo de vários estudos. Uma análise que abrange as propriedades botânicas, químicas e farmacológicas da erva chegou até a ser publicada na Biblioteca Nacional de Medicina na Espanha.

Dentre os usos mais populares da sálvia estão:

  • Reduzir o inchaço abdominal
  • Ajudar com diarreia
  • Aliviar azia
  • Aliviar dores gastrointestinais
  • Promover relaxamento e ajudar no tratamento de insônia
  • Fortalecer a memória e a concentração através do relaxamento e do alívio de estresse oxidativo do corpo
  • Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue
  • Diminuir as cólicas menstruais
  • Aliviar dores, inflamações, infecções bacterianas e virais
  • Proteger o corpo dos radicais livres por ser rica em antioxidantes.

A sálvia ainda é rica em diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, como vitamina A, C e E, e minerais como magnésio, ferro, cálcio, zinco e cobre.

Qual a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da sálvia?

Como a gente falou anteriormente, a sálvia é bastante usada na gastronomia. Mas, se a sua intenção é consumi-la pelos efeitos medicinais, o melhor a se fazer é uma infusão com as folhas.

Para isso, aqueça 300 ml de água até começar a formar bolhas. Desligue o fogo e acrescente cerca de 5 folhas ou 1 colher (chá) de folhas secas. Tampe a panela e deixe descansar por, no mínimo, 10 minutos. Passado esse tempo, coe e já pode beber.

Veja mais:

Chá de alecrim é uma bebida fácil de preparar, deliciosa e repleta de benefícios para a saúde
O que acontece com os benefícios se você ferver as folhas do chá de louro? Saiba como preparar a bebida antioxidante do jeito certo

Temas relacionados