• Entrar
  • Cadastrar
Manter o açúcar no sangue sob controle é simples se você realizar essas 4 mudanças na rotina
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Glicemia alta é um problema enfrentado por muitas pessoas, mas pode ser amenizado com pequenas mudanças

Manter o açúcar no sangue sob controle é simples se você realizar essas 4 mudanças na rotina

Veja como aplicar essas mudanças na sua rotina de maneira simples e eficaz (Créditos: Shutterstock)

Controlar os níveis de açúcar no sangue é fundamental para evitar o surgimento de doenças graves e manter o bem-estar. Essa é uma questão enfrentada por várias pessoas, especialmente para quem vive com a diabetes.

Mas, felizmente, com algumas mudanças nos hábitos alimentares é possível cuidar dessa questão sem muita dificuldade. Pensando nisso, o TudoGostoso reuniu 4 dicas valiosas que vão te ajudar a manter a glicose no sangue controlada. Confira!

4 mudanças na rotina para controlar o açúcar no sangue

Existem diversas maneiras de controlar os níveis de glicose, mas ao incluir algumas mudanças simples na sua rotina, você consegue obter bons resultados a longo prazo. O segredo é a consistência e a atenção nas escolhas feitas na hora de se alimentar, uma vez que o consumo em excesso de um único ingrediente pode fazer os níveis de açúcar ficaram instáveis. Veja como amenizar o problema com escolhas do dia a dia:

Invista em um café da manhã rico em proteínas

Os cuidados com o controle do açúcar no sangue devem começar nas primeiras horas do dia. Por isso, é muito importante pensar nas escolhas feitas quando for preparar o seu café da manhã. Estudos apontam que um café da manhã com pelo menos 10 gramas de proteína já faz toda a diferença.

Esse nutriente ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue ao longo do dia, além de promover saciedade, evitando que você tenha desejo de alimentos calóricos e açucarados. Alguns dos alimentos que você pode incluir no café da manhã são: iogurte natural, nozes e sementes, ovos, queijo cottage, frutas, quinoa e outras fontes de proteína.

Mantenha o corpo hidratado

Muitas pessoas esquecem da importância da hidratação para o funcionamento do nosso corpo. Por isso, atente-se aos níveis de hidratação, mantendo sempre uma garrafa de água por perto. A água auxilia no controle de diversas alterações metabólicas, incluindo a glicose alta. Estudos também apontam que uma baixa ingestão de água está associada a um risco maior de aumento do açúcar no sangue.

Pratique exercícios regularmente

Nesse sentido, a prática de exercícios físicos também é uma grande aliada, pois ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, diminuindo os níveis de glicose no corpo. Por isso, incluir atividades simples como corrida, caminhada ou ciclismo ao longo da semana já pode trazer efeitos positivos para o seu organismo.

Evite o consumo de carboidratos simples

Outra maneira de controlar a glicose é evitar o consumo de carboidratos simples, pois esse composto impacta intensamente na glicemia. Isso porque os carboidratos simples são transformados rapidamente em açúcar na corrente sanguínea, sendo extremamente importante evitar a ingestão de alimentos como doces, bolos, bebidas açucaradas, pães e massas.

Veja mais:

Uma nutricionista me explicou como reduzir picos de glicose ao comer tapioca: é só incluir esses 2 tipos de ingredientes na receita
Não são todos, nem qualquer um: os vegetais mais indicados para diabéticos que ajudam a reduzir o pico de glicose

Temas relacionados