• Entrar
  • Cadastrar
Do carioca ao azuki: todo feijão é igual? Nutricionista detalha diferenças no sabor e nos benefícios

Será que todos os feijões apresentam os mesmos benefícios? Confira!

Os tipos de feijões são inúmeros, mas será que os nutrientes são diferentes? (Créditos: Shutterstock)

O feijão é uma das comidas mais consumidas no Brasil, sendo o ingrediente principal em pratos característicos, como feijão tropeiro e a feijoada, por exemplo. No quesito visual, é notória a diferença entre os diferentes tipos de feijão, seja pela sua cor, formato ou tamanho. Mas e quanto ao valor nutricional, será que todo feijão é igual? Foi visando responder a essa dúvida que o nutricionista Luciano Bruno compartilhou com os seus mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, se realmente existem diferenças quanto à composição de cada feijão ou não. Venha conferir e surpreenda-se!

Feijão carioca

O feijão carioca tem um formato mais oval que o comum e sua cor varia de marrom-claro a marrom-escuro, com manchas mais escuras. Ele é um dos tipos mais populares de feijão no Brasil e é utilizado em uma ampla variedade de pratos da culinária brasileira. Esse tipo de feijão destaca-se pelo seu teor em fibras: 14 g para cada 200 g. Ele auxilia na redução da pressão arterial por ser rico em potássio e também na formação de hemoglobina e na prevenção da anemia, pelos níveis altos de ferro.

Feijão verde

O feijão verde é colhido antes de amadurecer completamente, sendo consumido quando os grãos estão maduros e secos. Essa variedade de feijão é valorizada por sua textura crocante e sabor suave. Ele é uma fonte saudável de nutrientes, incluindo fibras, vitaminas A, B e K. Entre os seus principais benefícios estão a melhora na coagulação do sangue e da saúde óssea.

Feijão preto

Esse tipo de feijão é um dos queridinhos, principalmente por ser usado no preparo de uma deliciosa feijoada. Os grãos são pequenos, arredondados e de cor escura, como o nome sugere. Quando cozidos, ele apresenta uma textura macia e cremosa. Ele é ricos em nutrientes, principalmente pelas fibras. Seu consumo pode ajudar na regulação do açúcar no sangue, na redução do colesterol LDL e também no combate a anemia.

Feijão branco

Os grãos de feijão branco são arredondados, médios e de cor branca. Devido ao seu valor nutricional, esse tipo de feijão pode trazer benefícios para a saúde por conter fibras e enzimas que reduzem a absorção de carboidratos e digestão do amido, auxiliando no controle do índice glicêmico.

Feijão moyashi

Esse tipo de feijão é pouco conhecido no Brasil, mas faz sucesso na cozinha asiática! Apresenta sabor suave e ligeiramente adocicado, com uma textura crocante. Assim como feijão branco, ele pode reduzir a absorção de carboidratos e a digestão do amido. Além disso, ele também pode diminuir a pressão arterial.

Feijão fradinho

Em algumas regiões o feijão fradinho também pode ser conhecido como feijão manteiga, e é caracteriza por os seus grãos de cor amarela ou creme. Ele é rico no mineral manganês, nutriente responsável pela formação do colágeno e da estrutura óssea. Esse feijão é ótimo para a desintoxicação, contendo ação anti-inflamatória e até mesmo ômega-3.

Feijão corujinha

Os grãos desse feijão são pequenos e têm a forma que lembra o olho de coruja, com uma mancha preta no centro em um fundo branco. Ele é uma ótima fonte de fibras dietéticas, cálcio, proteínas, fósforo e ferro. Toda essa combinação gera benefícios para a saúde óssea e na produção de energia para o corpo, otimizando o metabolismo.

Feijão azuki

O feijão azuki tem grãos pequenos e vermelhos, sendo mais comum de ser consumido em países como a China e o Japão. Podendo ser usado tanto em pratos doces quanto em salgados, ele possui ação antioxidante, anti-inflamatória, ajuda a controlar a pressão alta e o funcionamento do intestino.

Veja mais

Esse é o truque da dona de casa para requentar feijão e parecer que tá fresquinho
Para que serve bicarbonato no feijão? Ingrediente influencia no cozimento e até nos gases!
Você está jogando fora os nutrientes do feijão por causa de um detalhe no preparo

Temas relacionados