Você já deve ter visto por aí a recomendação de consumir própolis no dia a dia para melhorar a imunidade, mas você sabia que a simples ingestão da substância não garante um reforço do sistema imunológico? Conforme a nutricionista Áurea Santa Izabel, pouco adianta tomar extrato de própolis diariamente se você não mantém uma rotina de exercícios e alimentação saudável.
“O própolis possui propriedades bactericidas e também ação anti-inflamatória, mas não é uma garantia de boa imunidade. Seu consumo deve ser associado a uma alimentação e rotinas saudáveis, caso contrário, não será eficaz”, destaca a especialista.
Por outro lado, quem já está se cuidando e mantém a saúde em dia, pode se beneficiar desse produto natural produzido pelas abelhas. Veja abaixo dicas de como incluir o extrato de própolis no seu dia a dia.
Para aproveitar os benefícios do própolis você precisa ter uma rotina saudável de exercícios e alimentação
O que é extrato de própolis e para que serve?
Própolis é produzido pelas abelhas a partir da coleta de substâncias resinosas de flores, folhas e cascas de plantas. O extrato é o resultado da adição dessas substâncias a secreções salivares, cera e pólen.
As abelhas usam o própolis para proteger suas colônias, mas no nosso organismo é um produto com propriedades bactericidas, analgésicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e capazes de fortalecer a imunidade.
Qual o efeito do própolis no organismo?
Em pessoas saudáveis, as propriedades antioxidantes do extrato de própolis melhoram a cicatrização e aumentam a imunidade, protegendo o corpo de gripes e resfriados, por exemplo. Já o efeito anti-inflamatório diminui diversos tipos de inflamações, como as que causam dores de garganta, e contribuiu até paramelhorar a saúde bucal. Também há relação do própolis com a saúde intestinal, já que a substância pode ajudar a manter o sistema digestivo em equilíbrio.
Qual a melhor maneira de consumir própolis?
“A ingestão de própolis pode se dar de várias formas: colocar na água ou shots, fazer gargarejos, diluir em chás ou até mesmo tomar puro”, indica Áurea.
A quantidade recomendada de extrato de própolis por dia varia entre 15 e 30 gotas, conforme o fabricante, e há também versões em cápsulas. É importante alertar, porém, que o uso de própolis não deve ser contínuo sem que haja recomendação médica. A substância deve ser encarada apenas como um tratamento complementar. Em excesso, pode causar danos ao organismo.
Quem não pode usar própolis?
"É importante observar qual o tipo de própolis está consumindo, pois pode ser encontrado nas versões alcoólicas e não alcoólicas. A primeira é contraindicada para gestantes e crianças”, alerta a nutricionista.
Como saber se o extrato de própolis é verdadeiro?
Além da cor e do cheiro característicos, opte por extratos de própolis vendidos lacrados, com data de validade e procedência conhecida. O produto também deve ter o selo do S.I.F (Serviço de Inspeção Federal), obtido junto ao Ministério da Agricultura, que assegura a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo no Brasil.
Veja mais
Chá para imunidade: veja 5 opções e atenção sobre quantidade da erva
Prisão de ventre X alimentação: nutricionista ensina como combater a constipação intestinal