• Entrar
  • Cadastrar
O que é realmente a tilápia? Nutricionista diz se o peixe deve ou não ser consumido

A tilápia faz parte de uma alimentação saudável ou não? Venha descobrir!

Esse é um dos peixes mais consumidos no mundo! (Créditos: Shutterstock)

A tilápia é uma das protagonistas nas receitas da época da Quaresma, sendo uma ótima escolha para o almoço de Páscoa. Mas qual o impacto desse peixe na sua saúde? Será que ele é tão nutritivo, quanto é delicioso? Fomos em busca dessas respostas e elas podem te surpreender! Confira agora no TudoGostoso!

O que realmente é a tilápia?

As tilápias são peixes de água doce, cuja origem vem da África e da Ásia, mas que agora são criadas em todo o mundo devido à sua adaptabilidade e valor comercial. Esse peixe é conhecido por sua carne branca e sabor suave, tornando-se popular na indústria e na culinária. Ela possui espinhas fáceis de retirar, podendo ser consumida de diversas formas. Os melhores pratos são a tilápia grelhada, o filé de tilápia assado, a moqueca de tilápia e entre outras receitas.

Perigos da tilápia

Segundo Mônica Acha, dietista, nutricionista e tecnóloga alimentar, a tilápia é muito consumida porque normalmente pode ser encontrada desossada, em filés frescos ou congelados. A especialista alerta que como se trata de um peixe muito cultivado em tanques, as tilápias podem apresentar doenças em razão da alimentação e da contaminação. O teor de mercúrio contido nestes peixes seria equivalente ao de peixes grandes, ou seja, nesses casos, quando não vem de uma criação de níveis seguros para o consumo, a tilápia torna-se um peixe que não deve ser muito consumido.

A tilápia é prejudicial para a saúde?

Não necessariamente a tilápia é prejudicial para a saúde! A nutricionista recomenda verificar a origem da tilápia, pois as que possuem criação silvestre ou provenientes de fazendas certificadas e com práticas responsáveis, ​​podem ser uma ótima opção. É recomendado consumir tilápia de boa qualidade e, principalmente, procurar outras opções de peixes para variar a dieta. Por ser um peixe branco, ela é considerada uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, tem baixíssimo teor de gordura e 20% de proteína.

Benefícios da tilápia

Comparada a outras fontes de proteína animal, como carne bovina e suína, a tilápia geralmente contém menos gordura, tornando-a uma opção mais saudável. Embora em menor quantidade do que em peixes de água fria, como o salmão, a tilápia ainda contém ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral. Esse peixe é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, como B12 e niacina, além de minerais como fósforo, potássio e selênio.


Veja mais

Esses alimentos industrializados não respeitam o limite de sódio e são uma bomba de sal, segundo dados da Anvisa
Por que cientistas chineses indicam ferver água da torneira?
Benefícios de comer com as mãos: nutricionista revela vantagens surpreendentes do hábito inusitado

Temas relacionados