• Entrar
  • Cadastrar
Por que cientistas chineses indicam ferver água da torneira?

Pode parecer uma resposta óbvia, mas existem alguns motivos extras para levar a sério essa prática.  

Você sabe o que acontece ao ferver a água da torneira? Certamente a resposta será a eliminação de bactérias e mais outros tipos de microrganismos prejudiciais à saúde, mas uma pesquisa realizada por cientistas chineses foi além!

Ao ferver a água da torneira, você pode reduzir a ingestão de microplásticos e conter os efeitos prejudiciais à saúde, conforme um outro estudo já mostrou ao analisar os danos para a saúde das garrafas de água plásticas.

Segundo os pesquisadores chineses da Universidade de Jinan, esse simples processo é capaz de reduzir em mais de 80% as partículas de nano e microplásticos (NMP) presentes na água.

Os nano e microplásticos podem prejudicar o microbioma intestinal humano

Para entender o motivo dos efeitos nocivos à saúde, é importante saber que nano e microplásticos são partículas de polietileno, poliestireno ou polipropileno em diferentes concentrações. Eles medem entre um milésimo e cinco milímetros.

O experimento, considerado um teste simples, mediu os níveis de NMP da água da cidade de Guangzhou, que alcançou uma média de 1 miligrama por litro.

As amostras continham graus variados de "solidez", relacionada ao calcário. Quando a água foi fervida por cinco minutos e esfriou, as taxas de NMP reduziram expressivamente: da metade a até um quinto.

Qual a receita ideal para descontaminar a água da torneira

Quando a água é fervida, alguns depósitos de carbonato de cálcio (CaCO3) são formados. Conforme há um aumento da temperatura, o calcário se transforma em estruturas cristalinas, encapsulando as partículas plásticas. O efeito é maior quanto maior o grau de "dureza" da água.

As incrustações resultantes podem ser raspadas. Ao passar a água por um filtro, o mesmo usado para filtrar o café, por exemplo, é possível reter as formações adicionais que fiquem boiando na superfície. Como esse processo, é possível reduzir o total de NMPs em até 90%.

Para se ter uma ideia, esses tipos de substâncias perduram na natureza por até mil anos, já que são dificilmente degradável. Ao serem ingeridos em grande quantidade, os nano e microplásticos podem causar a morte de vegetais e animais. Os humanos também não escapam dos efeitos nocivos.

Ainda não há uma conclusão científica sobre os prejuízos que essas partículas podem causar ao organismo humano, mas os estudos apontam que os NMPs afetam o microbioma intestinal.

Por mais que seja uma estratégia tão simples, a conclusão que o estudo reforça é que ela é eficaz. Ao ferver a água da torneira, você consegue 'descontaminá-la' de NMPs, e isso pode amenizar a exposição através do consumo de água.

Veja mais!

Você sabe qual a verdadeira quantidade de água que devemos consumir por dia? A resposta vai te surpreender.

Qual é o melhor horário para beber água? Essa dica é essencial para sua hidratação e saúde.

Temas relacionados