Tem gente que prefere deixar as crianças longe da cozinha para a segurança delas. Mas deixar os pequenos participarem do preparo de algumas das comidas favoritas deles é uma ótima maneira de passar um tempo com eles, principalmente para distraí-los nas férias escolares ou para celebrar o Dia das Crianças de um jeitinho especial. Além disso, é uma boa forma de começar a envolver a criança na cozinha com segurança.
Para ajudar você a escolher os pratos para fazer com os pequenos, o TudoGostoso separou receitas simples e divertidas para garantir a curtição de adultos e de crianças do começo ao fim do preparo. E para fazer tudo em segurança, veja ainda as dicas de como as crianças podem ajudar na cozinha com cada idade. Confira!
Cozinhar pode ser mais divertido se contar com a ajuda dos filhos no preparo
Com quantos anos as crianças podem começar a ajudar na cozinha?
Crianças podem ajudar na cozinha mais cedo do que muitos imaginam, basta escolher as atividades certas para cada idade. Com dois anos, as crianças podem ajudar a lavar frutas e legumes, a usar uma colher para misturar a massa em uma tigela ou a colocar ervas ou decorações para finalizar um prato. Tudo sempre com auxílio de um responsável. Mas se quiser mantê-los ainda longe da comida, deixe-os por perto acompanhando e peça para ajudar a segurar e repassar utensílios como colheres e copos de medida.
Com cinco anos e uma habilidade motora maior, seus filhos podem ajudar a medir ingredientes, a espalhar manteiga ou geleia em um pão (com utensílios sem lâminas) e a usar um rolo para abrir uma massa de pizza ou de biscoito. Quando a criança estiver aprendendo a ler, é legal pedir para ela ler a receita em voz alta com você.
Entre oito e dez anos, a colaboração pode ser maior, tirando medidas dos ingredientes por conta própria, descascando alimentos sem faca, batendo um chantilly ou creme similar e colocando massa de cupcake nas formas. Cozinhar com crianças dessa idade é ótimo para reforçar o aprendizado em algumas áreas, como frações nas medidas dos ingredientes e na química de como o fermento faz o bolo crescer.
De pré-adolescentes em diante, você já pode acompanhar toda a receita com eles. Dependendo do quanto estiverem envolvidos e da dificuldade da receita, pode até deixá-los na liderança, só acompanhando para garantir a segurança deles, principalmente com itens mais perigosos como facas de cozinha, fogão e forno.
Como deixar os filhos em segurança na cozinha?
Com alguns cuidados você pode manter o espaço seguro enquanto cozinha com seus filhos
Mães e pais mais corujas podem ter receio de deixar os filhos perto de lâminas afiadas ou do fogo. Mas podem ficar tranquilos que você pode contar com esses pequenos ajudantes na cozinha sem medo. Para isso, é bom respeitar as capacidades de cada faixa etária e do seu filho ou filha. Só você sabe quando é a melhor hora de apresentar uma nova atividade para a sua criança.
Se possível, prepare uma bancada só para os pequenos. Como as bancadas de cozinha são muito altas para crianças pequenas, tenha um banquinho que eles possam subir para ficar na altura certa ou use uma mesa mais baixa. Assim você pode deixá-los com os utensílios que eles vão usar e longe do fogão ou das facas que você precisa para a receita.
Em vez de só mostrar como fazer, explique porque é a forma correta e segura de uma maneira que as crianças entendam para aprenderem a fundo. Nas primeiras tentativas, fique sempre observando até perceber que pegaram o jeito. Quando estiverem mais velhos, deixe eles escolherem a receita. Preparar uma comida que eles gostam não só vai deixá-los mais animados como vão prestar mais atenção para não errar.
10 receitas simples e divertidas para fazer com crianças
Brigadeiro é uma receita que você pode fazer com crianças de todas as idades
Brigadeiro é uma receita que as crianças adoram e é fácil de colocar para eles para participarem do preparo. Quando ainda forem pequenas, podem começar passando a bolinha no granulado e colocando nas forminhas. Depois eles podem fazer as próprias bolinhas de brigadeiro no tamanho que quiserem. Quando forem mais velhas, podem ajudar a misturar os ingredientes na panela com ajuda de um adulto.
Você pode deixar a noite de pizza mais especial ao preparar uma versão caseira com seus filhos. Essa massa de pizza é superfácil de fazer porque é só bater tudo no liquidificador e você pode contar com a ajuda das crianças para medir e acrescentar cada ingrediente. Depois que a massa estiver pronta, pode liberar a farra para rechear da forma que mais gostarem. Vai acabar em pizza!
Um doce com nome de copo da felicidade não poderia ser ruim, não é mesmo? Além de trazer a curiosidade das crianças já no nome, é uma receita para liberar a criatividade e fazer no seu gosto. É uma sobremesa em camadas, sendo a base de um creme de chocolate e o resto de complementos que vocês escolhem. Pode usar biscoito triturado, morango, suspiro, pedaços de bolo, ou então um pouquinho de cada em uma bagunça deliciosa de fazer e de comer.
https://youtu.be/yHSbYVjDqjQ
O pão de queijo é um lanche bem brasileiro que agrada todas as idades. Fazer a sua versão em casa não só é mais prático do que você imagina como é uma excelente opção para seus filhos colocarem a mão na massa. Polvilho, creme de leite e queijo ralado é tudo que vocês precisam para preparar essas bolinhas deliciosas.
Se você tem criança em casa, não pode deixar de fazer biscoitos amanteigados caseiros com ela. Não só os pequenos adoram comer, como adoram fazer! A massa é simples e saborosa e vocês podem se divertir cortando em vários formatos e decorando com glacê real colorido e confeitos. E ainda dá para fazer de vários tipos: biscoito de maisena, biscoito de chocolate, goiabinha e mais!
O enroladinho de salsicha é sempre um sucesso em festas infantis, então não tem como dar errado também na cozinha. A massa é fácil de fazer, ainda mais com seu ajudante ao lado para abrir a massa e enrolar cada salsicha. Seu filho vai ficar orgulhoso de ter preparado um lanche gostoso como esse.
O enroladinho de salsicha é um lanche que as crianças podem ajudar a fazer
A gelatina é uma receita naturalmente colorida e que agrada crianças. Você pode fazer só de um sabor ou então brincar com essa gelatina colorida com uma base branca de gelatina com leite condensado e creme de leite e pedaços de gelatina de várias cores e sabores.
Um prato salgado simples e mais saudável para fazer com as crianças é omelete de forno. A massa é bem simples e você pode contar com seus ajudantes especiais em cada etapa do preparo. Na hora de rechear, prefira legumes e verduras para deixar a receita leve e nutritiva.
Fazer um bolo com crianças é diversão na certa, não importa o sabor, mas nós damos dois bom motivos para fazer um bolo de cenoura. Primeiro porque é uma maneira de mostrar como os legumes podem ser saborosos e fazer parte até de pratos doces. Segundo porque é a típica receita de família que tem tudo para virar uma memória afetiva inesquecível.
A lasanha é uma massa perfeita para a família. Além de render porções generosas para todo mundo na mesa, ela é fácil de montar até para crianças pequenas. Você pode optar até por uma versão mais saudável de lasanha de berinjela. E não se preocupe com o molho. A bagunça faz parte de qualquer momento de cozinha com criança, então aproveite o momento e depois use truques para tirar mancha de molho de tomate da roupa sem estresse.
Veja mais:
7 dicas para incluir verduras e legumes nas refeições das crianças