Fazer as crianças comerem verduras e legumes pode ser um verdadeiro desafio, especialmente em seus primeiros anos de vida, em que é comum passar por um período de recusa de alimentos. Mas é importante que saiba que comer saudável também é um hábito e hábitos podem ser praticados e desenvolvidos. Então, tem solução!
Existem várias estratégias que podem ser adotadas para convencer os pequenos a comerem vegetais e o TudoGostoso vai te mostrar quais são. Continue a leitura e veja como incluir verduras e legumes nas refeições das crianças!
Veja as dicas para incluir verduras e legumes na alimentação das crianças
1. Deixe que a criança escolha algumas opções
Dar um pouco de autonomia às crianças faz com que elas se envolvam com o processo e tenham vontade de experimentar os vegetais. Uma ideia é levá-las ao supermercado, por exemplo, mostrar algumas opções e pedir que escolham quais querem levar para comer em casa.
Também pode preparar mais de uma opção de vegetal no dia e deixar que a criança escolha pelo menos uma opção para colocar no prato. Obrigar a comer algo nem sempre é o melhor caminho, por isso experimente dar às crianças algumas escolhas. Ao invés de dizer “Você quer comer brócolis?” experimente dizer “Você prefere brócolis ou cenoura?”.
2. Envolva o pequeno na preparação da comida
Ainda nessa lógica de incluir o pequeno nas escolhas da alimentação para aumentar o interesse pelos vegetais, a dica é levá-lo até a cozinha para ajudar com pequenas tarefas. O simples fato de mexer uma panela ou lavar um vegetal é o bastante para que a criança se sinta parte do processo e que tenha mais vontade de experimentar o resultado final.
3. Experimente incluir verduras nos sucos
Para aquelas crianças que estão passando pelas fases mais duras de recusa de alimentos, vale a pena usar a criatividade e incluir as verduras e vegetais de maneiras mais sutis, como nos sucos.
Dá para fazer suco de laranja com cenoura, beterraba com limão, melancia com couve e o que mais você quiser experimentar. Para deixar o sabor mais interessante para o paladar infantil, use açúcar para adoçar. Depois que houver a aceitação, dá para ir reduzindo a quantidade de açúcar aos poucos para tornar a preparação ainda mais saudável.
4. Incremente as receitas com verduras e legumes
Se o florete de brócolis causa repulsa, um omelete com pedacinhos de brócolis tem uma aparência bem mais convidativa, não acha? Não desista de oferecer os legumes sozinhos, mas usá-los em receitas com ingredientes que a criança já gosta é uma ótima estratégia para introduzir os vegetais na alimentação.
Vale fazer macarrão com espinafre, arroz com couve, farofa de cenoura, feijão com quiabo, torta de legumes, entre outras receita. Dá também para incluir folhas e vegetais no sanduíche, assim fica bem mais gostoso comer saudável, né? Tem sanduíche de peito de peru com rúcula e tomate seco, sanduíche de forno com tomate e várias outras opções. Use a criatividade!
5. Aposte nos purês
Outra maneira de deixar os vegetais mais agradáveis ao paladar infantil é fazendo purê. E não pense que o de batata é a única opção, dá para fazer purês diferentes para sair da rotina e ampliar a gama de nutrientes na refeição dos pequenos.
Experimente fazer purê de cenoura, couve-flor, abóbora, batata doce e outros legumes. Assim, a criança vai se acostumando com o sabor dos alimentos e estará mais aberta a provar outras opções em breve.
6. Invista em molhos de salada diferentes
Uma salada de tomate com alface pode ser bem sem graça, mas um molho diferente é capaz de elevar o nível da saladinha e deixá-la irresistível. Um molho de parmesão é uma opção bastante convidativa. Molho de mostarda e mel também é muito interessante e tem também o molho de salada ceaser. Delícia!
7. Tente preparar o mesmo vegetal de outras formas
Se nem os adultos gostam de todos os vegetais, preparados de todas as formas, por que as crianças o fariam? Tem quem goste de repolho cru, mas não gosta do cozido, ou quem preferia vagem refogada ao invés de ensopada. Há muitas maneiras de preparar os vegetais e testar algumas opções vai aumentar a receptividade dos alimentos por parte das crianças.
Se não quiser mudar o modo de fazer, vale a pena variar os temperos. Em muitos casos, alho e algumas ervinhas diferentes são o suficiente para dar outro sabor para a comida, deixando ela bem mais gostosa e atraente.
Deixar as crianças ajudarem na cozinha é uma forma de incentivar o consumo de vegetais
8. Seja o exemplo
Talvez essa seja uma das partes mais difíceis, sobretudo se a família no geral não tem o hábito de consumir verduras e legumes. O que mais vai ajudar as crianças a comerem os vegetais é o exemplo. Não adianta explicar ao pequeno que é importante comer determinados alimentos para ficar mais forte e com saúde se os adultos também não comem, não é?
Então nada de fazer receita separada para as crianças. Busque ao máximo integrar a refeição de todos os membros da família para normalizar o consumo de vegetais. Lembre-se sempre que, para as crianças, o melhor ensinamento é o exemplo!
Veja mais:
Aprenda a eliminar o amargor do brócolis com essas dicas práticas
Aproveite até o talo dos legumes e verduras em receitas surpreendentes, nutritivas e econômicas