• Entrar
  • Cadastrar
Caju tem proteína? Veja como aproveitar esse benefício pouco conhecido da fruta

Será que é possível encontrar proteínas entre os nutrientes do caju? Descubra no TudoGostoso!

O caju é uma das frutas mais saborosas e que fazem bem para a saúde! (Créditos: Shutterstock)

O caju é um dos alimentos mais versáteis da culinária brasileira, sendo mais conhecido pela famosa castanha-de-caju. Mas será que entre a sua diversidade nutricional é possível encontrar a proteína vegetal? O TudoGostoso tem a resposta! Descubra agora e surpreenda-se!

Caju tem proteínas?

Poucas pessoas sabem, mas o caju tem proteínas entre os seus nutrientes! A proporção exata pode variar, mas em geral as castanhas, a farinha, a manteiga e os outros produtos derivados do caju são uma ótima fonte de proteínas para quem está em busca de aumentar esse composto na dieta saudável. Mesmo após processado, os produtos apresentam quase 35% de proteínas em sua composição. É ou não é excelente?

Como adicionar as proteínas do caju na dieta?

Consumir castanhas de caju cruas é uma maneira direta de obter proteína. Você pode comê-las como um lanche por conta própria ou adicioná-las a saladas, cereais ou iogurtes. O leite de caju é uma alternativa ao leite de vaca e pode ser usado em cereais, café ou em smoothies. Já a farinha de caju é feita moendo castanhas de caju cruas. Você pode usá-la como substituto da farinha de trigo em receitas de panificação, adicionando proteína extra aos seus alimentos. Além disso, existem muitas receitas que usam caju como ingrediente principal, como molhos e sobremesas. Seja criativo!

Aumento no nível dos aminoácidos

As proteínas do caju contêm aminoácidos essenciais e são necessários para diversas funções biológicas no corpo, incluindo o crescimento e a reparação de tecidos. Esses compostos são importantes para manter e reparar os músculos. Consumir proteínas adequadas, incluindo as do caju, pode ajudar a promover a saúde muscular e a recuperação após exercícios.

Regulação do açúcar no sangue

Consumir proteínas pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que é importante para prevenir picos e quedas de energia e para manter a saúde metabólica.

Sensação de saciedade

O caju pode ser uma ótima alternativa para quem quer emagrecer. As proteínas encontradas nele podem ajudar a controlar o apetite e a reduzir a ingestão calórica total. Isso pode ser útil para quem está tentando perder peso ou manter um peso saudável.


Veja mais

Refrigerante saudável de 3 ingredientes é a receita da nutri para beber durante as refeições: aprenda como fazer e os benefícios para a saúde!
Efeitos na memória: a verdade sobre os suplementos para o cérebro que funcionam e que não funcionam
Quais são os benefícios do suco de kiwi com limão?

Temas relacionados