• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da castanha-de-caju: o que acontece com o seu corpo se consumir a quantidade certa por dia

Comer castanha-de-caju faz bem para o nosso corpo e uma pequena porção diária já é poderosa

A castanha-de-caju é poderosa e você aprende aqui quais são os seus benefícios (Créditos: Shutterstock)

O caju faz bem para o nosso organismo, e a sua castanha também. A oleaginosa é uma das chamadas sementes do bem que carrega nutrientes importantes para a nossa saúde. Comer uma porção pequena já é o suficiente para aproveitar os benefícios para todo o nosso organismo, Para mostrar que existem motivos de sobra para incluir receitas com castanha-de-caju no seu cardápio, o TudoGostoso mostra para você o que acontece com seu corpo ao consumir essa oleaginosa na quantidade certa. Confira os benefícios da castanha-de-caju e quanto comer por dia.

Quais são os benefícios da castanha-de-caju?

Os nutrientes da castanha-de-caju ajudam em várias partes do nosso organismo.

Rico em antioxidantes que combatem envelhecimento

A castanha-de-caju é rica em antioxidantes por ter vitamina E e carotenoides. Os antioxidantes são aliados na prevenção ao envelhecimento por combater os radicais livres. E a vitamina E em particular faz protege o colágeno da pele, que reduz o envelhecimento da pele, e mantém o tecido hidratado

Controla o colesterol e faz bem para o coração

Como toda oleaginosa, a castanha-de-caju tem gordura poli-insaturada. Muita gente evita todo tipo de gordura quando quer perder peso, mas o tipo de gordura desse alimento faz bem para o corpo. O que essa gordura boa faz é diminuir o colesterol ruim, o LDL, enquanto aumenta o colesterol bom, o HDL. Esse controle melhor dos níveis de colesterol são fundamentais para prevenir doenças do coração.

Ajuda nos sintomas da depressão

Essa oleaginosa tem nutrientes importantes também para o nosso bem-estar emocional. Ela é rica em magnésio e triptofano. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso enquanto o triptofano anda lado a lado com o neurotransmissor da serotonina, famoso hormônio da felicidade que regula o humor. Quase dá para dizer que a castanha-de-caju traz felicidade.

Previne e trata contra a anemia

Não é só feijão que tem ferro. A castanha-de-caju tem praticamente a mesma quantidade de ferro que o feijão, cerca de 5 mg do mineral em uma porção de 100 g do alimento. O ferro, juntamente com o ácido fólico da oleaginosa, é essencial no combate contra a anemia, tanto como prevenção quanto como tratamento.

Bom para a memória

A castanha-de-caju é excelente para manter a memória em dia. A semente tem selênio, um nutriente que protege o corpo, especialmente o cérebro. Além de ajudar na imunidade, o selênio aumenta o foco e é bom para a memória. Como consequência, é um bom alimento para se prevenir contra doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson.

Fortalecer a imunidade do corpo

É fundamental ter uma boa imunidade para o seu corpo ter a capacidade de lidar com doenças desde as mais simples até as mais complexas. Não é só a vitamina C que é importante para fortalecer o sistema imunológico. A castanha-de-caju é rica em vitamina A, vitamina E e zinco, todas essenciais para fortalecer a imunidade. Assim você consegue se recuperar de gripes e cicatrizar ferimentos mais rapidamente.

Quanta castanha-de-caju posso comer por dia?

Por ser uma oleaginosa, a castanha-de-caju tem gorduras boas, que podem ser boas, mas ainda é calórica. Por isso, a recomendação é consumir apenas 40 a 50g de castanha-de-caju por dia pura ou em receitas saudáveis. Caso queira comer mais, equilibre com o restante da alimentação ou não coloque no cardápio todos os dias.

Veja mais:
Como descascar castanhas em apenas três minutos: o truque que quase parece mágica sem usar o forno
Requeijão caseiro de castanha-de-caju? Dica saudável de nutri vale até para o estrogonofe
Leguminosas ou oleaginosas? Entenda a diferença e aprenda como incluir na dieta e no cardápio

Temas relacionados