Beterraba: ou você ama, ou você odeia. Por aqui, a gente adora uma saladinha de beterraba. E ralada no sanduíche natural? Hmmm, chega a dar água na boca! Além de gostosa, versátil e fácil de fazer, a beterraba é uma raiz cheia de benefícios para a nossa saúde, muito indicada para quem pratica atividades físicas. Se você quer conhecer mais sobre ela, vem que o TudoGostoso te conta os benefícios da beterraba e ainda ensina receitas práticas com esse vegetal!
Descubra a seguir todos os benefícios da beterraba para o corpo humano, e ainda aprenda receitas deliciosas!
Benefícios da beterraba para a saúde
A beterraba, assim como a maioria dos vegetais, apresenta diversos benefícios para a saúde. Ela é rica em vitamina C, zinco e antioxidantes naturais, estes que ajudam a combater os radicais livre presentes no nosso corpo, prevenindo o aparecimento de câncer e outras doenças, além de evitar o envelhecimento precoce da pele. Já a vitamina C e o zinco são excelentes para melhorar a imunidade.
Outro benefício da beterraba é sua alta concentração de óxido nítrico. Essa substância, ao entrar no organismo humano, ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que provoca uma melhora nos rendimento de quem treina, além de auxiliar no controle da pressão alta. A beterraba também é rica vitaminas do complexo B também, que são indispensáveis para o nosso sistema nervoso.
Um mito sobre a beterraba que vamos desvendar agora é seu alto teor de ferro. Pois é, a beterraba não é tão rica em ferro assim. Na verdade, sua quantidade desse nutriente é bem baixa quando comparada a carne vermelha e ao feijão.
Como comer beterraba?
A beterraba pode ser consumida de várias maneiras: crua, cozida, assada, refogada. A verdade é que você pode comê-la do jeito que preferir, porém, existem algumas ressalvas que vamos explicar a seguir.
Beterraba no feijão pode?
É claro que vamos entrar nessa questão, afinal, quem nunca ouviu a mãe ou avó falar que colocava beterraba no feijão para ajudar na anemia? É, sem dúvidas, uma dessas informações populares passadas de geração para geração mas que, na verdade, é mentira!
Exatamente! Beterraba no feijão não pode! Calma, ninguém está chamando sua família de mentirosa, não, viu? É muito provável que elas não soubessem; a maioria das pessoas não sabem mesmo. Porém, hoje o TudoGostoso vai te explicar por que colocar os dois ingredientes juntos é furada.
A beterraba é rica diversos nutrientes, como dito anteriormente. Porém, ela também possui ácido oxálico ou oxalato, um antinutriente que dificulta a absorção de alguns nutrientes, especialmente o cálcio e o ferro. O ferro, por sua vez, é um dos nutrientes mais importantes para quem sofre de anemia. E onde tem ferro? No feijão. Ou seja, os antinutrientes da beterraba dificultam a absorção do ferro do feijão no nosso organismo.
O próprio feijão possui antinutrientes; contudo, nós nos livramos deles deixando o feijão de molho. Para diminuir os efeitos desse antinutriente, o ideal é cozinhar a beterraba até levantar fervura e descartar a água.
Se você ama feijão com beterraba, cozinhe-os separadamente e só depois junte os dois. Entretanto, a combinação da beterraba com alimentos ricos em ferro e cálcio não é da melhores, e deve ser feita de maneira equilibrada.
Mas TudoGostoso, e a beterraba crua? Quando sua refeição não for rica em ferro ou cálcio, está tudo liberado! Nada de sair cancelando a pobre da beterraba por aí, não, viu?
E lembre-se: sempre consulte um nutricionista, que vai te ajudar a formular uma alimentação personalizada para as suas necessidades!
A batata ralada é uma ótima opção para sanduíches
Receitas com beterrabas práticas para o dia a dia
Para quem tem pressa e não quer nada muito incrementado, essa receita de salada de beterraba é prática, rápida e deliciosa para acompanhar qualquer prato.
Por incrível que pareça, a beterraba é um vegetal muito usado para fazer receitas doces, e uma maneira de acrescentá-la a sua alimentação é usá-la para fazer esse bolo integral muito gostoso. Além disso, você também pode usar o suco de beterraba como corante natural para os seus doces!
Uma excelente fonte de nutrientes para o dia a dia, o suco de beterraba pode ser ingerido no café da manhã! Assim, você ganha energia para o dia todo.
Você é aquele tipo de pessoa que basta cair um pouquinho a temperatura que corre para fazer uma sopinha? Então essa receita é para você! Fácil, nutritiva e muito gostosa, a sopa de beterraba também pode ser incrementada com linguiça calabresa ou cubinhos de frango para quem gostar.
Agora, se para você o melhor são os legumes refogados, procure adicionar a beterraba junto com a cenoura e o chuchu. Uma refeição colorida é uma refeição saudável!
Nem só de batata se faz um purê! Experimente usar a beterraba desse jeito inusitado para as próximas refeições. A receita original usa vinho branco, mas você pode substituir por água sem problemas.
O suco de beterraba no café da manhã é ótimo para dar ainda mais disposição para o resto do dia
Veja mais:
Aprenda a eliminar o amargor do brócolis com essas dicas práticas
Veja como é fácil deixar o arroz do dia anterior fresquinho com esse truque inédito