• Entrar
  • Cadastrar
6 motivos para incluir o chá de cravo-da-Índia na rotina (e como fazer!)

O cravo-da-índia é uma especiaria de origem asiática que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Conheça 6 motivos para experimentar o seu chá e saiba como fazer.

Chá de cravo-da-índia possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de infecções, alivio da dor e inflamações. (crédito: Shutterstock) 

O cravo-da-índia, popularmente conhecido como cravinho, é uma especiaria que oferece vários benefícios para a saúde e bem-estar. O ingrediente é um poderoso antioxidante que pode ser utilizado no tratamento de infecções, problemas digestivos, alívio de dores e até controle da pressão arterial. Uma das melhores maneiras de usufruir das suas propriedades medicinais é por meio do chá de cravo-da-índia. A bebida é muito nutritiva e tem ação anti-inflamatória, analgésica e antimicrobiana.

Confira 5 motivos para experimentar o chá de cravo-da-índia e veja como fazer.

1. Chá de cravo-da-índia é rico em nutrientes e propriedades antioxidante

O cravo-da-Índia contém fibras e vitamina A, E e K. A especiaria também é rica em manganês, um mineral que auxilia em diversas funções cerebrais. Além de ser uma importante fonte de nutrientes, o consumo de chá de cravo-da-índia também atua no combate aos radicais livres devido suas propriedades antioxidantes. Principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e alterações no metabolismo, os radicais livres são moléculas instáveis que destroem as células saudáveis do corpo e levam ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como certos tipos de câncer e mal de Parkinson.

2. Tem ação antimicrobiana

O chá de cravo-da-índia é um aliado no tratamento de infecções causadas por bactérias e fungos. Isso porque a especiaria possui ação antibacteriana e antifúngica, sendo capaz de reduzir a proliferação de microrganismos infecciosos. Inclusive, pesquisas comprovam que o cravinho também elimina bactérias presentes na boca e no estômago que podem causar o mau hálito.

3. Auxilia na digestão

O cravo-da-índia ativa enzimas que auxiliam na digestão. Por isso, o chá é uma opção para quadros de diarreia, dor de barriga, dor no estômago e até flatulência. Experimente tomar a bebida depois de uma refeição pesada ou após o consumo de alimentos que causam gases e a sensação de estufamento, como feijão, brócolis ou couve-flor.

4. Funciona como expectorante

O chá de cravo-da-índia pode ser utilizado para tratar a tosse e resfriado comum. A especiaria tem propriedades expectorantes que ajudam a eliminar o muco acumulado na garganta. Além disso, por ter propriedades antibacterianas, a bebida é um complemento no tratamento para infecções respiratórias causadas por bactérias.

5. Alivia dores e inflamações

O cravo-da-índia é um relaxante muscular natural que alivia dores no corpo e articulações. Por isso, o seu chá é muito benéfico para pessoas com contusões ou doenças como artrite e artrose. O cravinho também funciona como um anti-inflamatório, pois contém eugenol, uma substância de restauração que ajuda a reduzir inflamações e irritações.

6. Controla a pressão arterial

O cravo-da-índia é muito benéfico para pessoas com hipertensão. O cravinho tem propriedades que estimulam o fluxo de sangue no corpo, controlando a pressão arterial. Por outro lado, quem tem tendência a pressão baixa, deve consumir com moderação.

Como fazer chá de cravo-da-índia

Preparar o chá de cravo-da-índia é muito fácil. Em uma xícara, adicione 4 cravinhos e despeje água quente sobre eles. Espere cerca de 5 a 10 minutos e, em seguida, use um coador para separar os cravos do líquido. Você também pode adicionar outros ingredientes à receita, como gengibre, limão, canela ou hibisco.

Veja também:

Receita de Cubos de frango exótico com cravo e canela

Cravo-da-índia não é só pra canjica! Ingrediente é bom como repelente e até antisséptico bucal

Temas relacionados