O cravo-da-índia, popularmente chamado de cravinho, é uma especiaria riquíssima em aroma, sabor e benefícios para o organismo. Na culinária, ela é indispensável em diversas iguarias juninas como o vinho quente e até a canjica. No beijinho de coco, garante um charme especial ao docinho que é o favorito de muita gente nas festas de aniversário, mas também age como repelente de formigas. Aprenda tudo sobre o cravo da índia com o TudoGostoso!
Cravo no combate ao mau hálito
Os cravinhos-da-índia eram muito usados na China como antisséptico bucal. O curioso é que qualquer pessoa que precisasse se encontrar com o imperador precisava mascar um cravo para evitar que o encontro com a autoridade tivesse um odor desagradável.
Hoje em dia, sabe-se que a ideia é muito sábia. Por ter propriedades antissépticas e aromáticas naturais, a especiaria realmente pode ser usada como uma opção para melhorar o mau hálito. Mascar um cravo já é suficiente, mas dá ainda para fazer um bochecho com o seu chá para mandar o mau hálito embora de vez. É tiro e queda!
Outro composto presente no cravinho, o eugenol faz do tempero um auxiliar no combate a dor de dente e até inflamações na região bucal.
Cravo-da-índia no combate a infecções
O cravinho tem a capacidade de desnaturar as proteínas que reagem com a membrana celular das bactérias impedindo que elas continuem se multiplicando no nosso corpo. Isso justifica o seu poder antimicrobiano e antibacteriano. Em alguns casos, os fungos também não resistem às suas investidas.
Cravo-da-índia no combate ao câncer
Essa especiaria é rica em compostos fenólicos, o que lhe compete uma poderosa ação antioxidante. Isso ajuda a combater os radicais livres e proteger o corpo de doenças crônicas graves: até mesmo o câncer.
Ação repelente do cravo-da-índia
Além de manter as formigas bem longe do beijinho de coco, o cravo é capaz de repelir a presença de outros insetos por causa do seu cheiro forte e desagradável para moscas, mosquitos e pernilongos.
Para afastar insetos de frutas, basta esmagar alguns cravinhos e deixar em um prato próximo aos alimentos. Velas com óleo de cravo também podem ajudar a repelir insetos.
Veja mais:
Temperos: saiba quais alimentos são ideais para cada tipo de especiaria
Como fazer chai caseiro: acerte na combinação de especiarias e deixe a bebida perfeita