O chai é uma bebida indiana feita à base de chá preto, leite, açúcar e especiarias. Conhecido por seu sabor marcante e seu aroma delicioso, ele também ficou famoso por apresentar diversos benefícios para a saúde, como ajudar no processo digestivo e na produção de enzimas, melhores a saúde cardiovascular e muitos outros. Atualmente, é comum encontrar a bebida sendo vendida em cafeterias, lanchonetes, casas de chá e restaurante pelo Brasil, atraindo sempre mais brasileiros a degustarem dessa maravilha. Para você que nunca bebeu ou que já bebeu e quer fazer em casa, vem aprender com o TudoGostoso como fazer chai caseiro de um jeito fácil. Você nunca mais vai precisar comprar. Confira!
Vem aprender como fazer chai caseiro, o chá de especiarias indianos que está bombando!
Receita de chai caseiro: aprenda como fazer o chá de especiarias indiano
O chai indiano apareceu na Índia graças aos ingleses, que levaram o chá preto para lá pela primeira vez. Assim, os indianos começaram a criar o costume de consumi-lo e adaptaram para que se adequasse ainda mais ao paladar da população, acrescentando especiarias e outros condimentos. Hoje em dia, o masala chaié mais do que mais uma bebida, é uma maneira de dizer boas-vindas na Índia, sendo muitas vezes servido na recepção dos hotéis para desejar uma boa estadia.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a história desse chá tão único, anota aí os ingredientes para já colocar na lista de compras do mercado!
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de leite
2 saquinhos de chá preto
6 grãos de pimenta-do-reino preta
2 paus de canela
4 sementes de cardamomos
4 cravos-da-índia
1 colher (café) de gengibre em pó
½ colher (sopa) de açúcar mascavo
Modo de preparo:
Preparar o chai indiano é bem fácil, e não requer praticamente nenhuma expertise. Tudo que você precisa fazer é colocar a água para ferver em uma panela e, em outra, o leite. Nesse caso, nós sempre indicamos o uso do leite integral se for usar de vaca, porque a gordura presente nele impede que a bebida fique com sabor aguado. Porém, você também pode usar outros tipos de leite, como leite de cabra e leites vegetais.
Na mesma panela que colocou o leite para ferver, adicione todas as especiarias e o açúcar e misture bem. Lembrando que, caso você tenha comprado o cardamomo em baga, você deve cortar a pontinha para remover a semente, que é a parte da especiaria que possui o sabor e o aroma. Deixe o leite esquentar em fogo baixo até levantar fervura. Esse processo é importante porque é através dele que o chai obterá o sabor característico.
Quando a água ferver, desligue, conte 3 minutos e acrescente os saquinhos de chá preto. Deixe infusionar por 10 minutos, com a panela tampada. Passado esse tempo, retire os saquinhos, jogue fora e deixe a panela tampada. Se o leite já tiver levantado fervura, desligue-o e deixe tampado por 10 minutos também. Em seguida, coe o leite e coloque em uma chaleira, acrescentando chá preto pronto. Misture bem e sirva! Se quiser, acrescente canela em pó a gosto.
Ah, você também pode fazer chai gelado, viu? O famoso chai latte é feito da mesma maneira, mas você pode levar a chaleira para a geladeira até esfriar (o método que mais recomendamos), ou acrescentar bastante gelado. A gente prefere deixar na geladeira até ficar bem geladinho porque impede que o chá fique aguado, mas a gente também sabe que tem muita gente que faz questão dos gelos.
Especiarias para fazer chai caseiro
É possível preparar o chai usando várias combinações diferentes de especiarias. As especiarias mais usadas para isso são cardomomo, canela, cravo-da-índia, gengibre, anis estrelado e pimenta-do-reino. Contudo, a quantidade de cada uma pode ser modificada para agradar o seu paladar. Por exemplo, se você prefere uma bebida mais aromática e menos picante, o ideal é usar o anis estrelado e deixar a pimenta-do-reino de lado; agora, se o que você deseja é um sabor mais intenso para acordar bem de manhã, então aposte na combinação de pimenta-do-reino com gengibre e os demais temperados!
Veja mais: