O cravo-da-índia pertence à família das mirtáceas e nasce em uma árvore de grande porte, nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Essa especiaria chegou ao Ocidente no século IV, quando os povos de origem árabe a levaram para países da Europa. Ele é usado na culinária e também tem uso medicinal. O TudoGostoso vai te contar hoje quais são os benefícios do cravo para a saúde e em quais receitas utilizá-lo. Confira a seguir!
Cravos-da-índia
Benefícios do cravo-da-índia para a saúde
1) É termogênico: isso significa que ele deixa o nosso metabolismo mais acelerado, o que ajuda na queima de calorias e favorece a perda de peso.
2) Age como um antisséptico: ele ajuda a eliminar bactérias encontradas na boca e no estômago que podem causar o mau hálito.
3) Funciona como um anti-inflamatório: o cravo possui eugenol, que age como uma substância que ajuda a prevenir inflamações.
4) Ajuda na digestão: o cravo tem substâncias que estimulam o fluxo de sangue e a liberação de secreções do estômago que facilitam a digestão.
5) Tem ação expectorante: é bom para quem está com tosse, pois ajuda o muco que está na garganta ou esôfago a sair.
Pedaços de pão de mel
Em quais receitas utilizar o cravo-da-índia
Você já deve ter visto essa especiaria em receitas doces, como no doce de abóbora, torta de maçã ou enfeitando beijinhos, mas você sabia que ele também combina com pratos salgados? Sim, queridos leitores: ele combina com molhos, ensopados, com frango e até carne vermelha! Essa especiaria tem sabor marcante e, por isso, é bom usá-la com parcimônia. Confira no TudoGostoso as seguintes receitas salgadas com cravo:
Também vejas as receitas doces com a especiaria:
Confira o vídeo-receita de doce de abóbora do TudoGostoso: