Inclua o gengibre no cardápio para reduzir a produção dos indesejados gases estomacais.
Feijoada, couve-flor, repolho, batata doce... São tantas delícias que amamos, mas que causam os indesejados gases intestinais. É justamente durante a digestão de certos tipos de alimentos, que, infelizmente, eles são produzidos. A sensação de estufamento acaba provocando o inchaço, e, consequentemente, o desconforto abdominal. E nada pior do que se sentir mal depois de uma bela refeição, não é mesmo?
É bom ficar atento para incluir no cardápio alimentos que otimizem a digestão e contribuam para a plena saúde da flora intestinal. Mas, antes de tudo, vale lembrar que os alimentos possuem muitos nutrientes e contribuem para uma alimentação saudável. Por isso, nada de eliminá-los (ou incluí-los) radicalmente, ok? Seu organismo precisa dos nutrientes e de equilíbrio para exercer suas funções. Na dúvida, vale sempre a pena procurar um nutricionista.Vem conferir como acabar com essa sensação de inchaço!
Quais alimentos provocam gases
Também conhecido como "alimentos flatulentos", são eles:
- Leguminosas: ou seja, feijão, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico
- Lactíneos: queijo e leite. Sendo assim, você pode dar preferência a leites sem lactose
- Verduras: brócolis, repolho, couve-flor, espinafre e couve
- Outros alimentos tais como ovo, cebola, batata, milho, alho, carnes, mariscos, bacalhau ou alimentos com altas quantidades de açúcar, que passam pela fermentação durante a digestão, resultando na formação de gases.
Feijão e alho são dois ingredientes super saborosos, porém favorecem a formação de gases.
Alimentos que ajudam a eliminar os gases
Xô desconforto! Anote aí quais alimentos podem te livrar dos gases.
- Chá de erva cidreira com funcho, ou camomila com erva doce
- Tomate e aspargos
- Gengibre: esse alimento termogênico possui componentes que combate a produção de gases, além de prevenir inflamações no sistema digestório.
- Canela: esse ingrediente saboroso auxilia na digestão da gordura, provocando menos gases. Você pode ingeri-la tanto em chás como incluí-la em outros pratos.
- Água morna com limão: também utilizado como ótimo detox, essa mistura é poderosa, já que a acidez do limão contribui para facilitar a digestão, e, consequentemente, reduzir a formação de gases.
- Abóbora: aliada do fluxo intestinal, ela otimiza e facilita a digestão dos alimentos, reduzindo a formação de gases e a sensação desagradável de inchaço.
- Abacaxi e mamão: auxiliam na digestão, ideais para se comer após as refeições.
Alguns hábitos que podem fazer a diferença
Comer muito rápido sem quase nem mastigar pode contribuir para a formação de gases, pois dificultam a realização da digestão. Isso porque a mastigar bem os alimentos facilita que o alimento seja digerido e absorvido pelo organismo, evitando, assim, a formação de gases.
E se você é daqueles que adora conversar enquanto está comendo, vale ficar sabendo que isso também pode contribuir para a produção dos gases. Isso ocorre porque, ao falar e engolir a comida ao mesmo tempo, o ar pode acabar indo junto e favorecendo a formação dos "indesejados".
E, como sempre, invista sempre em alimentos com fibras e muita (muita!) água.
A canela pode ser uma aliada saborosa, facilitando a digestão e favorecendo a eliminação dos gases.