Como esconder botijão de gás da forma certa? Para as pessoas que precisam utilizar o botijão de gás na cozinha, esconder o equipamento costuma ser um hábito por motivos de estética. A ideia é deixá-lo o mais discreto possível, para não prejudicar o visual do ambiente.
Essa prática, no entanto, não é recomendada, embora seja bastante recorrente na casa das pessoas que precisam ter um botijão reserva para quando acabar o gás. Esses equipamentos contêm substâncias inflamáveis e podem representar riscos se não forem manuseados corretamente.
E por isso, ao escondê-los, deve ser levando em consideração vários aspectos para reduzir os riscos.
Saiba como garantir alguns cuidados com o gás de cozinha
Para evitar qualquer tipo de transtorno com o gás de cozinha, essas dicas vão te deixar mais seguro e será mais fácil de entender qual é a forma certa de guardar o botijão de gás sem trazer riscos para você e sua família.
1. Procure um local arejado
O botijão de gás precisa estar armazenado em um lugar arejado, em que, no caso de um eventual vazamento, o gás não se acumule. Portanto, guardar o gás de cozinha em uma caixa totalmente fechada, nem pensar. A alternativa mais segura é manter o botijão em uma casinha de gás com aberturas na lateral.
2. Nunca coloque o botijão em uma caixa fechada
As mudanças do tempo podem prejudicar o funcionamento da mangueira e do regulador de pressão. Mas não significa que seja preciso colocar o botijão de gás em uma caixa totalmente fechada.
Uma proteção externo com grade e cobertura é o suficiente para protegê-lo, ao mesmo tempo que evita o acúmulo de gás se houver algum vazamento.
3. Nunca coloque o botijão deitado
Definitivamente, o botijão de gás não pode ficar deitado. Ao colocá-lo na posição horizontal, as chances de vazamento são maiores. Desta forma, você e sua família estarão em risco, pois o vazamento pode causar uma eventual explosão.
4. Atenção no caminho da mangueira
Cuidado ao tentar esconder a mangueira de gás atrás do fogão por motivos estéticos. Esse hábito pode resultar em danos à mangueira devido ao calor do forno, ocasionando o derretimento e a formação de buracos que permitem vazamento de gás.
Se realmente for necessário colocar a mangueira atrás do fogão, é crucial garantir que haja espaço suficiente para evitar contato direto com o calor do fogão.
Veja mais!
Como economizar gás de cozinha, energia e água
Gás de cozinha: conheça os principais cuidados que você precisa ter