Você sabe para que serve o chá de alecrim? Conhecido por seu papel na culinária, essa planta também desempenha um papel significativo na medicina tradicional graças aos potenciais benefícios à saúde.
Além de ser um ingrediente versátil em diversas receitas, o alecrim é frequentemente utilizado na preparação de chás, atribuído com propriedades que promovem desde o alívio de dores estomacais até a melhoria do sono.
Essa erva é popularmente conhecida por ajudar a auxiliar no relaxamento para um sono melhor, mas também pode oferecer alívio para desconfortos estomacais.
Se você sofre com problemas de insônia e dores estomacais, o alecrim pode ser um bom ingrediente para a sua próxima infusão.
Conheça os benefícios de beber chá de alecrim
O chá de alecrim é um bom remédio caseiro graças aos benefícios que pode trazer ao organismo. A planta faz parte da lista de tratamentos fitoterápicos que inclui camomila, louro, erva-cidreira, entre outros.
Contém propriedades antioxidantes:
Um dos principais componentes do alecrim são os antioxidantes. Essa substância que pode prevenir ou retardar alguns tipos de danos às células, principalmente a oxidação celular.
Propriedades anti-inflamatórias:
Os benefícios anti-inflamatórios dessa infusão são creditados à presença dos compostos polifenólicos à composição, com destaque ao aparelho digestivo.
Redução do estresse e da ansiedade:
O chá de alecrim ajuda a reduzir o estresse ao ser bebido ou inalado o aroma da bebida quente. A bebida também ajuda a combater a ansiedade.
Uma análise clínica divulgada pela Healthline fala sobre o uso dessa planta para reduzir os níveis de ansiedade no organismo, o que estaria relacionado à melhoria do sono.
Os voluntários dessa pesquisa apresentaram melhora no tratamento dessa condição após consumirem um copo da infusão durante um mês.
Melhora a digestão e alivia dores estomacais:
Essa infusão é um dos remédios caseiros bastante utilizados para combater problemas estomacais por trazer benefícios no combate à indigestão ou doenças do aparelho digestivo.
Suas propriedades ajudam a dar equilíbrio e estabilidade da flora intestinal, tendo ainda efeitos antimicrobianos.
Saiba como preparar o chá de alecrim
O preparo do chá de alecrim é bastante simples e rápido. Você só precisa ferver um galho do alecrim com as folhas em aproximadamente 300 ml de água por cerca de 10 minutos.
A bebida pode ser consumida a qualquer hora do dia, à noite ou pela manhã. Se desejar, você pode misturar outros ingredientes para agregar mais propriedades positivas, como a cúrcuma, a lavanda, a canela, o cravo, a camomila ou com o limão, para ajudar na memória.
Veja mais!
O que acontece se eu beber uma xícara de chá todos os dias? Descubra 5 benefícios desse hábito
Consumido em receitas ou no chá: alecrim é tiro e queda para desconforto respiratório do inverno