• Entrar
  • Cadastrar
Chá de sene funciona mesmo para ir ao banheiro? Entenda benefícios, efeito laxante e como consumir e fazer a infusão

O chá de sene é uma bebida indicada para pessoas com problemas como excesso de gases e constipação. Porém, mesmo com tantos benefícios, seu consumo deve ser feito com bastante cautela.

Conheça os benefícios do chá de sene e cuidados ao consumir a bebida. (créditos: Shutterstock)

O chá de sene é uma bebida feita a partir das folhas da erva sene - também conhecida como erva lava-pratos -, uma planta com propriedades laxativas e purgantes. Por isso, a infusão é muito utilizado para alívio de problemas gastrointestinais, como prisão de ventre e excesso de gases. Apesar dos benefícios, a bebida deve ser consumida com bastante atenção, pois ela pode causar efeitos colaterais indesejados.

Veja a seguir os benefícios do chá de sene, contraindicações e como preparar a infusão.

Chá de sene : para que serve?

O chá de sene é uma bebida com propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas. A mistura costuma ser indicada para tratar problemas gastrointestinais, principalmente constipação e gases. Seu efeito laxante está relacionado à sua capacidade de provocar uma irritação na mucosa do intestino, estimulando movimentos rápidos para eliminar as fezes. Além de facilitar a evacuação, o chá de sene também combate vermes e parasitas, tem ação anti-inflamatória e melhora a digestão.

O chá de sene demora de 4 a 12 horas para fazer efeito. Ele é indicado apenas para pessoas com dificuldade pontual em evacuar e fezes ressecadas. Portanto, se você lida com episódios de constipação regularmente, ou seja, vai ao banheiro menos de três vezes por semana, o ideal é procurar um profissional para iniciar um tratamento mais intensivo.

Chá de sene emagrece?

Não existe nenhuma comprovação científica que o chá de sene emagrece. Seus efeitos laxativos não favorecem a perda de peso. O que acontece é que a constipação pode deixar a região do abdômen inchada, dando a impressão de que a pessoa engordou. Porém, esse inchaço não é causado pelo acúmulo de gordura corporal, mas excesso de gases e bolo fecal retido, ou seja, não tem relação nenhuma com o peso. Por isso, uma vez que ocorre o trânsito intestinal é normalizado, o inchaço abdominal desaparece, dando a impressão de que a pessoa emagreceu.

O chá de sene também pode ajudar a reduzir a retenção de líquido. O problema é causado pelo acúmulo de água nas células dos tecidos, causando inchaços nos membros inferiores, abdômen, mãos e rosto. Sendo assim, o consumo do chá pode auxiliar na redução de edemas, mas não favorece o emagrecimento.

Lembrando que o emagrecimento saudável é resultado de uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios.

Como fazer chá de sene

Ingredientes:

  • 200ml de água
  • 1 a 2g de folhas de sene

Modo de preparo:

  1. Coloque a água para esquentar e desligue quando estiver quase fervendo.
  2. Acrescente a água em uma xícara com as folhas de sene e deixe em infusão por 5 minutos. Tampe o recipiente para abafar a bebida. Alguns compostos voláteis da planta tendem a evaporar com a água quente. Por isso, sempre abafe o chá durante a infusão.
  3. Passado os 5 minutos, coe a bebida e consuma ainda quente.

O ideal é tomar chá de sene apenas com orientação médica. Além disso, a bebida não deve ser consumida regularmente, apenas quando você estiver lidando com prisão de ventre ou qualquer outro problema gastrointestinal. O chá de sene não tem ação preventiva, mas emergencial, ou seja, não há necessidade de consumi-lo quando seu trânsito intestinal está regulado.

Contraindicações do chá de sene

O chá de sene não deve ser consumido por gestantes, lactantes, pessoas com menos de 12 anos, indivíduos com obstrução no intestino, apendicite aguda, inflamação no intestino ou no estômago, doenças inflamatórias intestinais e alergia ao sene. Além disso, a erva jamais deve ser consumida em conjunto com medicamentos laxantes e diuréticos.

Outra orientação é não tomar a bebida mais de 7 dias consecutivos, já que ela pode causar diarreias e ainda prejudicar a absorção de nutrientes pelo intestino. Por isso, o chá só deve ser consumido com orientação médica e pontualmente. Se você lida com problemas de prisão de ventre com frequência, o certo é conversar com um médico para iniciar um tratamento adequado, seja com uso de medicação ou mudanças de hábitos.

Veja também:

Chá de erva-doce: os múltiplos benefícios da bebida, cuidados e a forma correta de fazer
Benefícios do chá de picão preto para emagrecer: é isso que acontece com o seu corpo se usar na dosagem certa

Temas relacionados