• Entrar
  • Cadastrar
Chá de agrião: os múltiplos benefícios da bebida, cuidados e a forma correta de fazer a infusão

Bebida tem ação antioxidante, efeito diurético e auxilia no tratamento de tosses, gripes, resfriados e problemas respiratórios.

Conheça os benefícios do chá de agrião e saiba como preparar. (créditos: Shutterstock)

O agrião é conhecido por ser um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Ele é altamente nutritivo, sendo uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais para o corpo humano, incluindo vitamina C, vitamina K, vitamina A, cálcio, ferro e ácido fólico. Por isso, não faltam motivos para incluir essa verdura na sua alimentação, que inclusive é superversátil e combina com uma série de preparações, desde sopas, saladas, caldos e até risoto.

Outra forma de aproveitar os benefícios do agrião é por meio do seu chá. Apesar de não ser uma bebida muito comum, ela oferece uma série de benefícios devido às propriedades medicinais do vegetal.

Veja a seguir para que serve o chá de agrião, principais benefícios e como prepará-lo da maneira correta.

Benefícios do chá de agrião: bebida é aliada da imunidade e trata problemas respiratórios

Propriedades antioxidantes

O chá de agrião contém antioxidantes como vitamina C, betacaroteno e flavonoides. Essas substâncias protegem as células dos danos causados pelos radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas e o envelhecimento precoce.

Fortalece o sistema imunológico:

A presença de vitamina C e outros antioxidantes no chá de agrião também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e doenças.

Auxilia na desintoxicação do organismo

O agrião é conhecido por suas propriedades desintoxicantes que eliminam toxinas e resíduos do corpo, promovendo a saúde do fígado e dos rins.

Melhora a saúde respiratória

O chá de agrião possui propriedades expectorantes e descongestionantes, o que ajuda a aliviar sintomas de problemas respiratórios, como resfriados, gripes, bronquite e sinusite.

Estímulo digestivo

O chá de agrião auxilia na digestão, pois estimula a produção de sucos gástricos e enzimas digestivas, aliviando sintomas de indigestão, flatulência e outros distúrbios gastrointestinais.

Ação diurética

O chá de agrião tem propriedades diuréticas que aumentam a produção de urina e, consequentemente, promovem a eliminação de toxinas e excesso de líquidos do corpo. Por isso, ele é muito benéfico para a saúde renal e controle da pressão arterial e retenção de líquido.

Alivia dores

O chá de agrião tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo ser útil no alívio de dores e inflamações, como dores de cabeça, dores musculares e artrite.

Como fazer o chá de agrião

Ingredientes:

  • 2g de folhas de agrião ou 1 colher de chá se utilizar as folhas secas
  • 200ml de água fervente

Modo de preparo:

  1. Coloque as folhas na água fervente por 10 minutos em uma panela tampada.
  2. Coe e tome o chá quente ou morno logo após o preparo.

Cuidados com o consumo do chá de agrião

No geral, o consumo do chá de agrião é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, o excesso pode levar a efeitos colaterais indesejados, como irritação gastrointestinal ou distúrbios eletrolíticos devido à sua ação diurética. Portanto, o ideal é beber até três xícaras no mesmo dia. Também é importante optar por agrião fresco e orgânico sempre que possível. Certifique-se de lavar bem as folhas antes de preparar o chá para remover qualquer sujeira ou resíduos de pesticidas.

Fique atento a qualquer reação adversa após consumir o chá de agrião, como alergias ou desconforto gastrointestinal. Se perceber quaisquer efeitos colaterais, interrompa o consumo e consulte um médico, especialmente se os sintomas persistirem.

Contraindicações do chá de agrião

Pessoas alérgicas ao agrião não devem consumir esse chá por questão de segurança. Além disso, quem tem gastrite em grau elevado, úlceras e outros problemas gastrointestinais em crise também deve evitar a bebida para não agravar o quadro de saúde. O mesmo vale para grávidas, lactantes, crianças e pessoas com inflamações das vias urinárias, pois não há informações suficientes sobre a segurança da bebida para esses grupos.

Se você faz uso regular de algum medicamento, consulte um médico antes de adicionar chá de agrião na sua dieta. Em alguns casos, o vegetal pode interagir com medicamentos e prejudicar o tratamento, especialmente aqueles que são metabolizados pelo fígado.

Veja também:

16 receitas com agrião: confira as opções deliciosas do TudoGostoso
Esse é o jeito certo de consumir agrião com mais nutrientes

Temas relacionados