• Entrar
  • Cadastrar
Chá de picão: os múltiplos benefícios da bebida, cuidados e a forma correta de fazer

Descubra as propriedades medicinais dessa infusão e veja se vale a pena incluí-la na sua rotina

Apesar dos nomes pelos quais é conhecido, o picão é muito benéfico para a saúde (Créditos: Shutterstock)

O picão-preto tem muitos nomes: carrapicho, erva-picão e até mesmo piolho de padre. Mas não deixe esses nomes te assustarem! Na realidade, ele é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, e o chá de picão, infusão preparada com as suas folhas, apresenta múltiplos benefícios para a saúde. Descubra os efeitos positivos que essa bebida pode ter na sua saúde, os cuidados necessários e a forma correta de fazer no TudoGostoso.

Quais são os benefícios do chá de picão?

Além de todas as propriedades medicinais que mencionamos acima, o picão também é rico em ferro, potássio, magnésio, vitamina C, A e E. Entenda o que isso significa para o seu corpo caso você inclua o chá de picão na sua rotina.

Ajuda a controlar a diabetes

O picão-preto ajuda a regular os níveis de insulina no sangue, o que pode ser muito benéfico para pessoas com diabetes.


Alivia as cólicas menstruais

Por causa das propriedades anti-inflamatórias da planta, o chá de picão pode aliviar as cólicas menstruais. Ele reduz a liberação de prostaglandinas, composto que estimula contrações uterinas, que causam a dor no período menstrual.

Diminui o inchaço

Devido às suas propriedadesdiuréticas, a infusão reduz a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço.

Auxilia o tratamento de infecções urinárias

Graças à açãoantimicrobiana da planta, o chá de picão age diretamente contra as bactérias responsáveis pela infecção do trato urinário.

Combate a hipertensão

Devido aos flavonoides e antioxidantes contidos no picão, a infusão pode ser uma ótima aliada no controle da pressão arterial e no relaxamento muscular.

Quais os cuidados necessários com o chá de picão?

Caso você esteja pensando em consumir chá de picão para sintomas específicos, consulte um médico. Nesses casos, a bebida deve ser receitada por um especialista. A infusão não substitui tratamentos convencionais, devendo ser usada apenas como um complemento.

Além disso, como ainda existem poucos estudos sobre os efeitos a curto e a longo prazo do consumo do chá de picão, ele é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças. Pessoas com alergia ou sensibilidade à cafeína, hipoglicemia e alterações cardíacas também não devem consumir essa bebida.

Como fazer chá de picão?

Preparar uma xícara de chá de picão é fácil. Coloque uma colher de sopa de picão-preto em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Depois, coe a bebida e sirva-se! Você pode consumir até três xícaras por dia ou de acordo com a recomendação de um especialista.

Veja mais!
Dificuldade em se concentrar? Esses 5 chás podem te ajudar a manter o foco nas atividades do dia a dia
O que acontece se beber muito chá verde?
O que é Oolong? Veja benefícios e como consumir o chá azul

Temas relacionados