• Entrar
  • Cadastrar
10 coisas (boas e ruins) que podem acontecer com seu corpo se você tomar café diariamente, segundo um gastroenterologista

Especialista desvenda os possíveis efeitos negativos do café e mostra por que é tão importante beber com moderação

O consumo diário de café pode trazer benefícios, mas médica alertar para os efeitos adversos (Foto: Shutterstock)

Como o consumo diário de café afeta seu corpo? O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e já há algum tempo é reconhecida pelos inúmeros efeitos benéficos à saúde a partir de diversas pesquisas científicas.

Quando consumido com moderação, o café pode contribuir significativamente para o bem-estar geral graças aos seus compostos bioativos, como a cafeína e os antioxidantes, além do seu impulso de energia.

Mas é importante saber que essa bebida também pode ter alguns efeitos adversos. Sarah Robbins, gastroenterologista e especialista em saúde intestinal, destaca detalhes sobre os seus possíveis efeitos a longo prazo ao site Well+Good.

5 efeitos colaterais positivos de longo prazo do consumo regular de café

Segundo a especialista, esses são cinco efeitos vantajosos de tomar café todos os dias. Mas ela lembra que é importante consumir a bebida com moderação para aproveitar os seus benefícios.

1. Tem benefícios anti-inflamatórios

Sarah Robbins lembra que o café é uma excelente fonte de antioxidantes, compostos que ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres, reduzindo potencialmente a inflamação e melhorando os resultados de saúde. Os antioxidantes também ajudam a evitar várias doenças crônicas.

2. Pode melhorar a saúde cardiovascular

O consumo moderado de cafeína tem sido associado a um risco menor de doenças cardiovasculares, inclusive derrames. "O mecanismo pode envolver as propriedades antioxidantes da cafeína e sua capacidade de melhorar a função endotelial, o funcionamento do revestimento interno dos vasos sanguíneos", explica.

Mas esse benefício não se aplica ao consumo excessivo de cafeína (ou café). "A ingestão excessiva de cafeína pode causar um aumento temporário na frequência cardíaca e na pressão arterial", alerta.

3. Pode apoiar a saúde do cérebro

A especialista destaca que pesquisas demonstraram uma ligação entre o café e a redução do risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como as doenças de Alzheimer e Parkinson.

"Os efeitos protetores podem ser devidos à capacidade da cafeína de bloquear os receptores de adenosina, que estão envolvidos na patogênese dessas doenças, bem como às suas propriedades antioxidantes."

4. Benefícios protetores para o fígado

O consumo de café pode oferecer benefícios protetores contra doenças hepáticas: "A ingestão regular de cafeína foi associada a um menor risco de fibrose hepática - cicatrização do fígado - em indivíduos com doença hepática."

"A cafeína também pode proteger contra o desenvolvimento de doença hepática gordurosa não alcoólica e câncer de fígado", acrescenta ela.

5. Propriedades anticâncer

O consumo de cafeína também está associado a propriedades anticancerígenas. "Alguns estudos epidemiológicos descobriram uma associação entre o consumo de cafeína e a redução do risco de certos tipos de câncer, inclusive câncer de fígado e colorretal", aponta Sarah Robbins.

A pesquisa atribui isso à capacidade da cafeína de melhorar o reparo do DNA, suas propriedades antioxidantes e seus efeitos sobre as enzimas hepáticas.

5 efeitos colaterais potencialmente negativos a longo prazo do consumo regular de café

Sarah Robbins afirma que existem algumas possíveis desvantagens em tomar café, especialmente em excesso. O seu conselho é regular a quantidade diária de café.

"Embora o consumo de cafeína possa oferecer vários benefícios à saúde, é fundamental reconhecer que a ingestão excessiva ou a longo prazo pode levar a vários efeitos adversos", alerta.

1. Pode afetar a regularidade do sono

A cafeína pode perturbar os padrões de sono, retardar o início do sono e reduzir a qualidade do sono e o tempo total de sono, afirma a especialista: "Isso ocorre porque a cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que promove o sono."

Para contextualizar, há cerca de 80 a 100 miligramas de cafeína por xícara de café de 240 ml e o USDA recomenda o consumo de no máximo 400 miligramas de cafeína por dia.

Um estudo de 2023 descobriu que o consumo de cafeína pode reduzir o tempo total de sono em 45 minutos e a eficiência do sono em 7%.

2. Pode desencadear enxaquecas e dores de cabeça

Quantidades moderadas de cafeína podem reduzir os sintomas de dor de cabeça para algumas pessoas, mas podem ser desencadeantes para outras.

"Para aquelas propensas a enxaquecas, a cafeína pode desencadear dores de cabeça ou exacerbar os sintomas da enxaqueca", explica. A recomendação é beber água para se hidratar e limitar a ingestão de cafeína.

3. Pode aumentar a pressão ocular

O aumento do consumo de cafeína pode afetar potencialmente a saúde dos olhos, embora os efeitos sejam normalmente de ação rápida e, felizmente, de rápida dissipação.

"A cafeína pode causar um aumento temporário na pressão intraocular, o que pode ser uma preocupação para pessoas com glaucoma ou pressão ocular alta", explica.

4. Pode afetar negativamente os jovens

"A alta ingestão de cafeína pode afetar o desenvolvimento neurológico de crianças e adolescentes e pode levar ao aumento da ansiedade, a padrões de sono perturbados e afetar potencialmente a função cardiovascular", explica a médica.

Ela recomenda que crianças e adolescentes limitem ao máximo a ingestão de cafeína: "Devem se concentrar no consumo de bebidas ricas em nutrientes e sem cafeína."

5. Pode afetar a gravidez

Segundo a especialista, a cafeína presente no café pode afetar a gravidez porque atravessa a placenta e, como os fetos têm uma capacidade limitada de metabolizar a cafeína, pode afetar o desenvolvimento fetal.

"Alguns estudos sugerem uma ligação entre a alta ingestão de cafeína durante a gravidez e o baixo peso ao nascer, o nascimento prematuro ou o aumento do risco de perda da gravidez", ressalta ela.

Outra preocupação dos profissionais de saúde com relação ao alto consumo de cafeína na gravidez está relacionado ao impacto no desenvolvimento cognitivo da prole e de aumentar sua suscetibilidade a doenças na idade adulta.

Veja mais!

O que acontece com o corpo se beber café armazenado na garrafa térmica por mais de uma hora?

Coado ou expresso: o modo de preparo do café muda os benefícios da bebida para a saúde?

Temas relacionados