• Entrar
  • Cadastrar
Coado ou expresso: o modo de preparo do café muda os benefícios da bebida para a saúde?

Um tipo de café pode ser melhor do que o outro para a saúde cardiovascular? Entenda se existe diferença entre o expresso e coado

Café expresso ou coado: entenda se existe diferença entre os dois para a saúde cardiovascular (Foto: Freepik; detalhes: shutterstock e Canva)

Café coado ou expresso, tem diferença para a saúde do coração? Muita gente questiona se algum tipo de café pode ser mais pior que o outro e se alguns métodos do consumo podem causar prejuízos à saúde. A verdade é que muitas vezes o debate sobre os efeitos da bebida na saúde cardiovascular se concentra na diferença entre o café coado e o café expresso.

É importante destacar que ambos possuem algumas substâncias gordurosas na composição, como é o caso do cafestol e do kahweol. E o que isso significa?

Segundo explicam os especialistas, essas substâncias podem impactar nos níveis de colesterol no sangue, potencialmente aumentando o risco cardiovascular. E será que o método de preparo faz realmente diferença? Entenda!

Café expresso ou coado: entenda a diferença entre os dois

Para entender a diferença dos dois métodos de preparo de café e os impactos no resultado final, é bastante simples. Existe uma diferença significativa. No café coado, o uso de filtro de papel retém uma quantidade substancial dessas substâncias gordurosas, limitando sua passagem para a bebida final.

Esse método sugere que o café coado pode ser uma escolha mais saudável para quem se preocupa com a saúde cardiovascular, já que apresenta menor quantidade desses compostos.

Por outro lado, o café expresso é preparado de maneira bastante diferente, no qual os grãos de café moídos são submetidos a um jato de água quente em alta pressão, resultando em uma bebida mais concentrada e cremosa.

Esta técnica preserva mais essas substâncias gordurosas, como o cafestol e o kahweol, na bebida final.

Entenda qual é a melhor opção de café para a saúde cardiovascular

Portanto, enquanto o café expresso pode ser apreciado por sua intensidade e sabor característicos, seu consumo frequente pode estar associado a um potencial aumento nos níveis de colesterol no sangue, comparado ao café coado filtrado.

Optar pelo café coado, em que as substâncias gordurosas são filtradas pelo papel, pode ser uma decisão mais favorável para quem deseja desfrutar seu cafezinho regularmente sem impactar negativamente seus níveis de colesterol.

No entanto, com moderação, também é possível saborear um bom expresso. O importante é levar em consideração não apenas o sabor, mas também os possíveis efeitos na saúde a longo prazo.

Veja mais!

CAFÉ SUPERADITIVADO: essa é A receita caseira da bebida para ter energia, queimar gordura e emagrecer

Esse benefício secreto do café (que poucos sabem!) é muito bom pra saúde

Temas relacionados