• Entrar
  • Cadastrar
3 benefícios encontrados em uma xícara quentinha de café
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Esses são os três motivos que vão te estimular a tomar o seu café em até 20 minutos depois de pronto

3 benefícios encontrados em uma xícara quentinha de café

Saiba por que é vantajoso beber o café logo depois de pronto (Foto: Shutterstock)

Qual é o melhor momento do dia para tomar café? Para quem é fã da bebida, qualquer hora é uma boa hora. Ainda que o café esteja armazenado há algum tempo na garrafa térmica, ele sempre será bem-vindo. Mas nada se compara ao café recém-passado, que chega bem quentinho na xícara.

E você sabia que o café fresco pode oferecer muitos benefícios em comparação ao que foi passado há mais tempo? Confira 3 motivos estimulantes para beber uma xícara de café quentinho e coado ainda em casa pela manhã.

Benefícios de tomar uma xícara de café recém-passado

O preparo do café pela manhã já exala um aroma acolhedor e reconfortante no ambiente como espécie de estímulo inicial para começar o dia. Mas esse prazer sensorial é apenas um mero detalhe.

Ao optar por beber o café no instante em que ele ficou pronto, você pode se beneficiar ainda mais com os efeitos dos componentes da bebida.

Primeiro motivo:

É bom destacar que o café fresco contém uma alta concentração de cafeína, que pode aumentar a energia e melhorar a sua concentração. Esses detalhes o tornam um aliado perfeito para começar o dia com vigor.

Além disso, o café fresquinho preserva os compostos bioativos que são degradados pela ação do tempo devido à oxidação. Quanto mais fresco, mais os benefícios serão alcançados.

Segundo motivo:

A bebida quente pode ajudar na digestão, estimulando o sistema gastrointestinal e facilitando o trânsito intestinal. O café é capaz de agir como um leve estimulante no alívio da sensação de peso no estômago.

Os polifenóis e a cafeína aumentam o movimento do tubo digestivo, além de aumentar a produção da gastrina, um hormônio que ativa o cólon, parte do intestino grosso, quatro minutos depois de ser consumido. Isso explica por que algumas pessoas sentem a necessidade de ir ao banheiro após o café.

Terceiro motivo:

Ao preparar o seu café, os especialistas em nutrição indicam que se consuma em até 20 minutos para aproveitar o seu poderoso efeito antioxidante, tão benéfico para a saúde.

Ao armazenar a bebida na garrafa térmica, em uma hora depois o café perde os seus componentes devido ao processo de oxidação.

Veja mais!

Café depois do almoço atrapalha a absorção dos nutrientes da refeição: mito ou verdade?

Truque muito simples para deixar o seu café bem quente

Temas relacionados