Por que café solta o intestino? Se você já se fez essa pergunta, então precisa entender o que a ciência explica sobre o assunto. Muitos especialistas ouvem relatos de pacientes que sentem a necessidade de ir ao banheiro logo depois de tomar uma xícara de café. E não é exagero. A bebida estimula a vontade mesmo.
Isso não significa que se trata de um fenômeno geral, porém, é muito comum. Pra quem costuma fazer jejum pela manhã, beber café de barriga vazia pode gerar um certo receio de fazer mal à saúde, causando problemas estomacais.
Mas se você sente que o café abre o seu intestino, então vale a pena conferir quais são as explicações científicas para isso. Você não está só, acredite!
Estudo aponta relação do café com efeito laxante
A explicação está na cafeína, e não no café de forma geral. Por ser uma substância estimulante, embora algumas pessoas sintam sono após consumir a bebida, a cafeína influencia nos movimentos peristálticos, que são as contrações intestinais responsáveis pela movimentação do bolo fecal. E esse processo resulta na necessidade de ir ao banheiro.
Essa relação da cafeína com o estímulo do intestino é comprovada pela ciência, mas esse fenômeno não se limita a isso. Uma outra pesquisa foi realizada em 2019 pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e trouxe novos argumentos quando os pesquisadores perceberam que a versão descafeinada da bebida também causa o estímulo do intestino.
Na época, foram realizados testes com ratos e os que ingeriram café sem cafeína apresentaram efeitos semelhantes. Concluiu-se que outros compostos do café, além da ação estimulante da cafeína, podem estar relacionados.
Como o café aumenta a acidez do estômago, esse processo também pode acelerar o trânsito intestinal. E as fibras e os polifenóis presentes estimulam os movimentos intestinais.
Dicas para amenizar a vontade de ir ao banheiro após o café
Pode parecer que está relacionado à hora do dia, mas não há dados científicos que apontem para isso. O efeito laxante costuma ser mais intenso de manhã porque aumenta o movimento intestinal num período que coincide com a tendência natural do corpo de evacuar devido ao ciclo circadiano.
Para evitar problemas ao longo do dia e fora de casa, alguns hábitos podem contribuir para amenizar o desconforto gerado pelo consumo de café:
- Reduzir a quantidade de café.
- Optar pelo café descafeinado, apesar que ainda possa ter algum efeito, já que outras substâncias da bebida influenciam no efeito laxante, e não apenas a cafeína.
- Adaptar o organismo ao consumo de café aumentando a quantidade aos poucos.
- Beber café junto com alimentos com o objetivo de retardar o trânsito digestivo.
Qual é a recomendação adequada de café por dia
Consumido em quantidades adequadas, o café oferece muitos benefícios para a saúde. Mas é importante entender que o excesso de café pode causar alguns problemas, e isso inclui desconforto gástrico, irritação e insônia. O ideal é o consumo de cerca de 400 ml ou, aproximadamente, 4 xícaras por dia.
Mas os especialistas costumam afirmar que o efeito do café pode impactar as pessoas de formas diferentes, não necessariamente todas terão vontade de fazer cocô após ingerir a bebida. Cada organismo tem uma sensibilidade diferente aos compostos do café.
Deve-se levar em consideração a reação de cada metabolismo à cafeína, à sensibilidade individual do intestino, à flora intestinal e a outros fatores.
Veja mais:
Você sabe o que é café especial? Entenda a classificação e por que ele é diferente.
Café da manhã depois das 9h aumenta o risco de diabetes: confira novo estudo divulgado.