• Entrar
  • Cadastrar
Tomar café pode reduzir o risco de morte por ficar muito tempo sentado, segundo a ciência

Novo estudo surpreende com resultado sobre os efeitos do café para quem tem um estilo de vida sedentário

Novas descobertas sugerem que o café pode ajudar a mitigar os riscos de quem fica muito tempo sentado (Foto: Shutterstock)

Quanto tempo do seu dia você passa sentanda na cadeira do escritório ou acomodada no sofá? E se for contabilizar esse tempo por dia, por meses e por ano, já imaginou o tempo gasto sentada? Esse é um fator de risco para a saúde a longo prazo.

Mas a boa notícia é que tomar uma xícara de café regularmente pode amenizar esse estilo de vida prejudicial para a saúde. Recentes descobertas sugerem que a bebida pode ajudar a mitigar os riscos.

Se você deu um bom respiro de alívio por ter o hábito de tomar café pensando em todos os benefícios para o corpo, então confira mais detalhes do estudo.

A relação do café com os efeitos negativos de ficar sentado muito tempo

O estudo contou com mais de 10.000 pessoas nos Estados Unidos e descobriu que os que tomam café diariamente podem estar protegidos dos efeitos negativos de ficar sentado por seis ou mais horas por dia.

Em comparação com as pessoas que não tomam café e que ficam muito tempo sentadas, os sedentários que tomam café têm 1,58 vez menos probabilidade de morrer de todas as causas até 13 anos depois.

Pesquisadores da Universidade de Soochow, na China, afirmam que esse estudo é o primeiro a avaliar como os benefícios do café para a saúde poderiam neutralizar o aumento do risco de morte associado à permanência prolongada na posição sentada.

Analisando dados de saúde de longo prazo, os cientistas descobriram que o consumo de café basicamente cancela a associação entre estilos de vida sedentários, morte por doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas.

Café ou exercícios físicos? Qual a melhor opção para combater os problemas de saúde

Os estudos sugerem que mesmo os exercícios podem não proteger totalmente contra as desvantagens de longo prazo da permanência prolongada em uma posição sentada, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas ou derrame.

De todos os 10.639 participantes, os que ficavam sentados por mais de oito horas por dia enfrentavam um risco maior de morte por todas as causas e morte por doença cardiovascular, em comparação aos que ficavam sentados menos de quatro horas por dia.

Isso reforça pesquisas anteriores, porém, com um diferencial que nenhum outro estudo identificou: os danos associados ao hábito de ficar sentado existiam "somente entre os adultos que não consumiam café".

Os participantes com um estilo de vida sedentário que tomavam café se beneficiaram ao ter um risco reduzido de morte por doença cardiovascular, independentemente do número de xícaras diárias que consumiam.

Beber café pode ajudar na longevidade ainda que num estilo vida sedentário

Quem tomava a maior quantidade de café, mais de duas xícaras e meia por dia, também enfrentava um risco menor de mortalidade em comparação com pessoas que não tomavam café, mas que também ficavam sentadas por pelo menos seis horas.

As descobertas não explicam por que o café tem esse efeito potencialmente protetor contra os danos associados ao hábito de ficar sentado, mas estudos anteriores relacionaram a bebida amplamente consumida a vidas mais longas e saudáveis em geral.

Essas associações são realmente promissoras, mas os detalhes por trás dos benefícios do café para a saúde, como a dosagem ideal, precisam ser mais explorados, de acordo com informações publicadas no site Science Alert.

Veja mais!

Cafeína atrapalha os efeitos da creatina? Nutricionista esportivo responde se pode misturar as substâncias

O que acontece com o seu cérebro se beber mais de três xícaras de café por dia?

Temas relacionados