• Entrar
  • Cadastrar
Isso é o que acontece com seu corpo quando você toma café com o estômago vazio

Nutricionista explica como o consumo do café em jejum pela manhã pode afetar o estômago e dá dicas valiosas!

Saiba o que acontece quando você bebe café com o estômago vazio (Foto: Shutterstock)

O que acontece quando você toma café com a barriga vazia? Para quem já tem o hábito de preparar um café perfeito e beber uma xícara ainda em jejum no ritual matinal é bom entender o que acontece no organismo.

Você já parou para pensar se esse hábito logo pela manhã pode ser benéfico para a barriga e para o cérebro? Talvez esse seja o momento de reavaliar o horário da sua bebida favorita para evitar alguns problemas.

Se a manhã já é um horário do dia estressante para você, ingerir a bebida neste momento do dia pode não ser a melhor aposta. Quem afirma são especialista em saúde. Entenda os motivos a seguir!

O que acontece se beber café em jejum pela manhã?

Já sabemos que o consumo exagerado do café pode causar problemas para a saúde, e por este motivo o recomendado é ingerir de forma moderada. Mas ainda assim, é importante entender o que acontece com o organismo em determinadas situações, como no primeiro horário do dia.

"O café pode estimular a produção de ácido estomacal, o que pode causar distúrbios estomacais ou sintomas de refluxo ácido, ou seja, azia", afirma a nutricionista Christina Manian ao site Real Simple.

Segundo a especialista, o café também pode estimular a produção de cortisol, um hormônio do estresse no corpo que em pouca quantidade é importante para a regulação do açúcar no sangue, da pressão arterial e do metabolismo.

"Em quantidades excessivas durante longos períodos de tempo, o cortisol pode levar à hipertensão, a níveis desregulados de açúcar no sangue que podem levar ao diabetes e à perda de densidade óssea." Desta forma, pode ser uma boa opção evitar o consumo do café pela manhã se este horário já for um momento estressante para você.

Nutricionista sugere a melhor forma de consumir o café pela manhã

Para quem acorda cedo e se sente relaxado ao nascer do sol, o fato de tomar café antes de comer não significa que seja um gatilho para causar nervosismo. "Muitas pessoas que tomam café pela primeira vez não sentem nervosismo ou sintomas gastrointestinais, por isso é importante ouvir seu corpo", garante a nutricionista.

Apesar de ser uma escolha pessoal a decisão de como e o horário de consumir a primeira xícara do dia, ela sugere fazer um pequeno lanche junto com a bebida, mesmo que ainda não sinta forma. Esse hábito vai ajudar a dar ao ácido estomacal, criado pelo café, algum alimento para digerir.

É bom lembrar que o café também pode ajudar a começar o dia, ainda que não tenha sido ingerido algum outro alimento. "Foi demonstrado que o café aumenta os níveis de concentração e, na pesquisa, não vi isso ser alterado pelo fato de você ter comido ou não antes", ressalta Manian.

O açúcar do café pode contribuir para uma sensação de cansaço

O maior impacto pode ser na forma como o café é adoçado. Esse detalhe pode aumentar o nível de açúcar no sangue e causar uma descarga de açúcar, resultando em uma queda e deixando a pessoa cansada após a primeira xícara. No entanto, os efeitos desse adoçante no café podem ser amenizados pelo alimento que você consome antes ou junto com o café, destaca a especialista.

"Especialmente se essa refeição ou lanche tiver fibras, proteínas ou gorduras saudáveis." Ela sugere um pedaço de fruta, um ovo cozido, torrada com manteiga de amendoim ou abacate, iogurte com frutas ou granola ou um punhado de nozes.

"O café preto é preferível, mas laticínios com baixo teor de gordura ou laticínios sem gordura também são totalmente aceitáveis", para começar o dia. Quando se trata de adoçantes, o mel ou o xarope de bordo oferecem mais benefícios do que o açúcar de cana.

De qualquer forma, todas essas opções vão causar um pico de açúcar no sangue. Também existem adoçantes alternativos, como o aspartame, mas foram correlacionados a impactos negativos sobre a saúde. Para quem é fã de café adoçado, é possível apostar nos grãos de café com notas de caramelo, chocolate ou mel.

Veja mais!

Café ou energético? Estudo avalia efeitos e melhor opção para ganhar energia.

Poder do café na perda de memória surpreende em estudo; entenda influência cognitiva da bebida.

Temas relacionados