• Entrar
  • Cadastrar
Descubra quais são os alimentos 'possivelmente cancerígenos' além do aspartame, segundo o INCA e a OMS

O TudoGostoso separou algumas opções de alimentos cancerígenos para você evitar o excesso! Descubra agora quais são!

Descubra quais são os alimentos 'possivelmente cancerígenos' além do aspartame, segundo o INCA e a OMS

Cuidado com esses alimentos que podem causar câncer! (Créditos: Shutterstock)

Jogue a primeira pedra quem não gosta de receitas de fast food, não é mesmo? Apesar de deliciosos, devemos ficar de olho nos perigos que essas comidas apresentam para o organismo. Mas eles não são os únicos! Com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre alimentos possivelmente cancerígenos, separamos alguns exemplos para você ficar de olho! Venha conferir no TudoGostoso!

Aspartame: evite o consumo do adoçante artificial

Nada de adoçantes artificiais que contenham aspartame em sua composição! O Instituto Nacional do Câncer (INCA) classifica este produto como possivelmente cancerígeno. Ele está presente em refrigerantes de baixa caloria, adoçando até 200x mais que o açúcar e cada grama contém apenas 4 calorias, mas não se engane! O aspartame está associado ao aumento de 15% de chance de desenvolvimento de cânceres em geral e ao aumento de 22% de chances de desenvolver câncer de mama! Essa substância contribui ainda para o excesso de peso corporal. Quer evitar o consumo desse adoçante? Sempre que possível, verifique a tabela nutricional dos alimentos que você consome! Para evitar prejuízos à sua saúde, use o adoçante artificial com moderação e dê preferência a adoçantes naturais, como a stevia e o xilitol, em suas receitas.

Carnes processadas estão na lista de alimentos com potencial cancerígeno

Carnes processadas como o presunto, a salsicha, a linguiça, a mortadela e entre outros, estão relacionados ao surgimento do câncer no intestino. Esses produtos podem ser opções econômicas no mercado, mas tratam-se de alimentos ultraprocessados e com altos níveis de aditivos químicos, sódio, nitrito e nitrato. Esses componentes são extremamente prejudiciais à saúde e favorecem o aparecimento de tipos de câncer. A OMS recomenda prudência no consumo desses tipos de alimentos e alerta que a ingestão não deve passar de meio quilo por semana!

A batata frita, a acrilamida e o câncer

A acrilamida é uma substância química perigosa obtida a partir da fritura do amido presente na batata. Ela pode aumentar a inflamação no organismo, provocando um crescimento nos riscos de surgimento do câncer. Qualquer alimento com amido que seja exposto a temperaturas maiores que 120° está propício a desenvolver a acrilamida, mas nessas condições o mais comum é a batata-frita, além de sempre vir acompanhada de altas quantidades de sódio. Ela está presente na maioria das redes de fast food e é consumida rotineiramente ao redor do mundo. Por isso, é melhor tomar cuidado!

Álcool é bebida tóxica ao organismo

As bebidas alcóolicas foram consideradas uma das principais causas dos tipos de câncer de mama, na boca, no fígado, no estômago e no intestino. Isso acontece porque o álcool é visto como uma bebida tóxica para o organismo. Além disso, o alto consumo dele pode causar dependência e dar origem a outras doenças como a cirrose hepática, distúrbios mentais e comportamentais e problemas cardiovasculares. Fica de olho e nada de exagerar, hein!

Veja mais

Airfryer causa câncer? Entenda riscos da fritadeira elétrica e o que a acrilamida tem com isso!
A linguiça calabresa faz mal para a saúde? Descubra de uma vez por todas se pode consumi-la
Objetos de cozinha que você NÃO DEVE comprar usados: veja quais são e evite riscos para a saúde!

Temas relacionados