• Entrar
  • Cadastrar
Objetos de cozinha que você NÃO DEVE comprar usados: veja quais são e evite riscos para a saúde!

Confira quais objetos de segunda mão para cozinha devem ser evitados e garanta utensílios com mais segurança

Gosta de comprar objetos de segunda mão? Confira utensílios de cozinha usados que devems er evitados (Crédito: Shutterstock)

Você é do tipo que adora garimpar utensílios de cozinha? Esse tipo de produto costuma ser facilmente encontrado em feiras, bazares e vendas de garagem e pode ser encarado como uma maneira de equipar a casa gastando pouco. Apesar disso, é importante tomar algumas precauções e pensar duas vezes antes de levar alguns objetos para casa. Existe risco de contaminação dos alimentos e até ingestão de substâncias tóxicas liberadas por esses objetos. Para ajudar você a se proteger, confira a seguir alguns itens de segunda mão que devem ser evitados!

Talheres

Talheres de cozinha costumam ser produzidos com materiais bem resistentes e neutros, como aço inoxidável. Isso garante um risco quase inexistente de transmissão de substâncias tóxicas para a comida. O problema é que muitas vezes não é possível garantir essa segurança e confirmar a procedência e a conservação dos produtos depois de muitos anos de uso. Melhor evitar!

Utensílios de madeira

Colher de pau, tábua de corte e outros utensílios feitos com madeira só devem ser comprados de segunda mão para serem utilizados como objetos de decoração. O material é muito poroso e absorve diversos resíduos, pigmentos e cheiros. Quando o objeto está disponível em uma feira ou fazer, também é difícil ter certeza da procedência e como foi utilizada. Nesse contexto, há um grande risco de contaminação de alimentos na hora de cozinhar.

Panelas antiaderentes

Não compre panelas antiaderentes usadas porque as normas sobre o revestimento desses utensílios já mudaram bastante. Qualquer desgaste pode fazer com que o produto comece a soltar na comida substâncias que fazem mal à saúde, como o ácido PFOA. Esses danos podem até ser imperceptíveis e é difícil determinar como a panela foi utilizada.

Recipientes de plástico

Recipientes de plástico são mesmo muito práticos, mas eles podem ter sido usados para armazenar basicamente qualquer coisa, não apenas alimentos. Além disso, também existe o risco de o recipiente ter sido exposto ao micro-ondas diversas vezes, mesmo que o uso não fosse adequado para isso. Com o tempo e o desgaste, o plástico pode se tornar poroso e trasnsferir substâncias que podem contaminar os alimentos.


Veja mais
Veja como limpar liquidificador de um jeito FÁCIL e garanta um aparelho sempre brilhando!
Misturinhas caseiras para limpar a janela blindex na cozinha sem esforço

Temas relacionados