Você costuma consumir o café guardado na garrafa térmica pro quanto tempo? Embora esse utensílio seja bastante útil para armazenar a bebida e mantê-la quente por mais tempo (quando usada corretamente), dificilmente o sabor e o aroma ficam intactos por muitas horas.
É notável que depois de um determinado período você perceba uma diferença acentuada no sabor e no aroma, bem diferente daquele cheirinho de café fresco quando a gente acaba de passar. Os especialistas afirmam que o ideal seria consumir o café poucos minutos após o preparo.
Isso porque após uns 20 minutos, ocorre o processo de oxidação, responsável pelas alterações da bebida e comprometendo as características originais. E de que forma isso pode impactar na saúde? Entenda!
Beber café da garrafa térmica depois de uma hora armazenado pode prejudicar a saúde?
O tempo de consumo do café armazenado na garrafa térmica não deveria exceder a uma hora. É o que afirmam os nutricionistas. A partir desse tempo de armazenamento, o café entra em processo de oxidação, causando uma alteração na qualidade, que impacta no sabor e no aroma da bebida armazenada.
Embora seja tão marcante todas essas mudanças nas características da bebida, a nutricionista Luciene de Oliveira, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) garante que não há "prejuízos à saúde".
Desta forma, por mais que haja um limite recomendado de até uma hora para o consumo da bebida na garrafa térmica após o preparo, a intensificação do processo de oxidação está relacionado apenas às características do café, sem representar qualquer tipo de risco à sua saúde.
Apenas considere essas orientações para garantir uma experiência de consumo mais próxima possível das qualidades originais da bebida, de forma que consiga desfrutar um café saboroso e bem preservado.
Veja mais!
Faça isso com o filtro de papel e seu café vai ficar muito mais saboroso
Truque muito simples de dona de casa deixa o seu café bem quente