• Entrar
  • Cadastrar
PARE AGORA de esquentar café no micro-ondas: descubra os riscos para a sua saúde

Aquecer o café no micro-ondas traz riscos para a saúde e nutricionista oncológica explica os motivos.

Pode colocar café no micro-ondas? Veja os perigos desse hábito para a saúde (Foto: Shutterstock)

O café fresco é uma delícia, a começar pelo cheirinho convidativo que se espalha pelo ambiente. Mas depois de um certo tempo, toda a atmosfera prazerosa pode se perder com o café velho: a temperatura já não é mais a mesma (dependendo da garrafa térmica), o aroma e o sabor já não agradam mais.

E se ainda assim você tem o hábito de requentar o café no micro-ondas para evitar desperdiçar a bebida, um alerta importante: pare de fazer isso!

Essa é a recomendação da nutricionista oncológica Alice Pinho. E você vai entender de uma vez por todas o motivo para não repetir mais.

Por que não pode esquentar o café no micro-ondas?

Não há dúvidas de que o café passado na hora é sempre a melhor opção para quem é fã da bebida. Mas na correria, muitas pessoas acabam recorrendo à praticidade do micro-ondas para aquecer o café quando ele esfria. E aí está o problema, conforme aponta a nutricionista.

"Isso é um perigo, pois a alta temperatura do micro-ondas aumenta a produção de acrilamida, que é uma substância considerada carcinogênica classe 2A (possivelmente carcinogênica em humanos)", explica a especialista em nutrição oncológica.

Segundo ela detalha, a presença de acrilamida no café já é presente devido ao seu próprio processo de torra.

"Mas, atualmente, está estabelecido que a seleção da variedade de café verde arábica da mais alta qualidade, alto aporte térmico de torra e técnicas de preparo mais curtas, levam a baixos níveis finais de acrilamida", esclarece.

Escolha um bom café e beba fresco

Se você curte preparar um café perfeito em casa feito na cafeteira italiana ou do modo mais tradicional e sem erros, leve em consideração que escolher um café de boa qualidade para levar para casa também é importante, aconselha Alice Pinho. "O ideal é fazer, tomar fresquinho e evitar esquentar em micro-ondas", alerta.

Veja mais!

Isopor no micro-ondas? Descubra como esquentar a marmita de forma segura no eletrodoméstico

Por que você tem que deixar a tampa aberta ao fazer café na cafeteira italiana: o truque dos baristas.

Temas relacionados