• Entrar
  • Cadastrar
Por que você tem que deixar a tampa aberta ao fazer café na cafeteira italiana: o truque dos baristas

Truque de baristas evita erros na extração do café que podem amargar o gosto da bebida. 

Conheça o truque para não deixar o café amargar na cafeteira italiana. (créditos: Shutterstock) 

A cafeteira italiana, ou moka, é um dos métodos de extração do café mais tradicionais Conhecida pelo seu design inconfundível, ela gera uma bebida mais forte e encorpada, parecida com o expresso. Para deixar o café ainda mais saboroso, os baristas costumam seguir um truque que ajuda a reduzir o gosto amargo. A técnica consiste em deixar a tampa aberta até o momento que a extração começar. Embora seja um tema polêmico - muitos argumentam que parte do aroma se perde ao tirar a tampa -, os especialistas em café garantem que essa é uma das melhores maneiras de evitar desequilíbrios no gosto da bebida.

Entenda por que você deve deixar a tampa da cafeteira italiana aberta durante o preparo do café em casa.

Tampa aberta ajuda a controlar a extração do café durante o preparo

A extração do café nada mais é do que o método que usamos para dissolver os sabores dos grãos torrados e moídos para a água. Por conta das altas temperaturas que a cafeteira italiana atinge, ela tende a extrair mais compostos amargos, o que acaba influenciando diretamente no sabor da bebida. Quanto mais longo for o preparo, mais tempo a extração tem para acontecer. Por isso, é importante tirar o café do fogo no momento certo, pois uma bebida super extraída terá um sabor mais amargo.

Uma das formas de evitar que o café fique super extraído é preparar a bebida sempre com a tampa aberta. Segundo os baristas profissionais, a técnica permite que você acompanhe todo o processo de extração e identifique o momento exato de desligar o fogo. A tampa fechada, por sua vez, pode te fazer perder o ponto do café e, consequentemente, deixar o sabor amargar.

Qual o momento certo para tirar a cafeteira italiana do fogo?

O momento certo para tirar a cafeteira italiana do fogo é quando o líquido começa a salpicar e formar espuma. Quando isso acontecer, desligue o café e espere alguns segundos para o restante da filtragem. Deixar o fogo ligado até a água da base acabar gera muito calor e pode queimar a bebida. Outro cuidado importante é nunca preparar o café em fogo alto.

Além do tempo de preparo, o amargo também é influenciado pelo nível de moagem do café. Uma moagem fina resulta em bebidas mais amargas e com aroma marcante. Por outro lado, se a moagem for grossa, a tendência é o café ficar fraco porque os compostos não foram extraídos o suficiente para trazer mais profundidade ao sabor.

Como funciona uma cafeteira italiana?

Preparar café na cafeteira italiana é muito fácil e prático. O primeiro passo é entender como o utensílio funciona. A cafeteira é dividida em três partes: uma base onde vai a água, uma concha no meio para os grãos de café e uma câmara superior no formato de jarra.

Ao colocar a cafeteira no fogo, a fervura da água cria uma pressão que eleva o líquido até chegar no café. A bebida, então, continua subindo, passando pelos filtros até chegar na jarra superior. Quando a base está quase vazia, o café começa a borbulhar, indicando que já está pronto. Nessa hora, feche a tampa e desligue o fogo para a bebida não ficar amarga.

Veja também:

Café perfeito na cafeteira: veja as dicas e não erre mais no preparo
Qual a diferença do café feito na cafeteira italiana? Pode usar café comum? Entenda como funciona no TudoGostoso!

Temas relacionados