• Entrar
  • Cadastrar
O melhor truque para fazer café na máquina de café italiana é... não fazer café na máquina de café italiana

Se você já viu alguns tutoriais com truques para fazer café na cafeteira italiana, aqui vai uma má notícia: a melhor maneira de desbloquear suas possibilidades é… experimentar outros métodos e comprar um bom café.

O melhor truque para fazer café na máquina de café italiana é... não fazer café na máquina de café italiana

Cafeteira italiana: entenda porque ela não faz um bom café! (Foto: Shutterstock)

Repleto de benefícios e queridinho no Brasil, o café pode ser preparado de diferentes formas e uma das mais populares nas redes sociais é a cafeteira italiana. Ela foi criada por Alfonso Bialetti em 1933: o italiano projetou esse equipamento com a intenção de tornar o consumo de café em casa mais fácil e popular para sempre. Para muitos, até hoje trata-se de um dos métodos preferidos para preparar o café.

Seu funcionamento é o mais simples possível, uma vez que foi projetado para ser o mais universal e popular possível: No pequeno recipiente, é aquecida uma quantidade fixa de água (de 50 ml para cima). Em seguida, ela passa por um funil cheio de café e, por um filtro, que jorra por uma pequena fonte em seu reservatório final. A água, intensamente filtrada pelo moedor, é transformada em café. E é só isso.

Quais são os principais problemas da cafeteira italiana?

Por tamanha simplicidade, é contraditório ficar obcecado com pequenos truques que podem ajudar a aperfeiçoar o sabor do nosso café nesse método de preparo. Especialmente porque os problemas associados a esse procedimento são variados...

O principal deles é físico e químico, por assim dizer. Para funcionar corretamente, a máquina de café italiana força o café a ser extraído a temperaturas extremamente altas, o que geralmente resulta em sabores amargos.

Nela, não podemos controlar com exatidão nem os tempos de extração, nem a temperatura da água e nem muitas outras variáveis que tornam o preparo do café uma arte e não um processo industrial bruto.

Uma analogia curiosa aqui é pensar que não estamos "fazendo" café, estamos "cozinhando" café, da mesma forma que cozinhamos um prato: no cozimento, 50% do resultado final, depende da técnica e das habilidades do cozinheiro. E, nesse sentido, a cafeteira italiana, embora simples, fácil e barata, não é o caminho mais rápido para um bom café. Ela é um sistema eficaz, mas rígido e que deixa pouca oportunidade para imaginação ou aventura.

Segredo para bom café vai além da forma de preparo

Como se pode melhorar, então, a qualidade de sua xícara de café? Compre um bom café. Investir um pouco mais de dinheiro no produto pode fazer sua rotina dar um salto notável de qualidade em comparação com o clássico café torrado de todo o dia.

Outro ponto importante: se você realmente se importa com o frescor do seu café, compre um moedor. Da mesma forma que você não esperaria comer uma noz tão fresca e saborosa quarenta dias após ter sido quebrada, o café mantém suas propriedades melhor imediatamente após ter sido moído.

Quando quebrados, os grãos liberam sabores e aromas que se perdem no processo de embalagem e ao longo dos dias. Há moedores de todos os tipos e diferentes orçamentos: invista já em um para chamar de seu!

Veja mais:

- Açúcar no café: entenda o que você perde ao fazer isso e mude já esse hábito terrível!

- Pó de café estranho nunca mais! Veja conselhos importantes para não estragar esse ingrediente;

Temas relacionados