• Entrar
  • Cadastrar
Açúcar no café: entenda o que você perde ao fazer isso e mude já esse hábito terrível!
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

O açúcar altera as experiências sensoriais do café e anula boa parte dos seus benefícios. 

Açúcar no café: entenda o que você perde ao fazer isso e mude já esse hábito terrível!

Saiba por que tomar café com açúcar não é uma boa escolha para a saúde. (créditos: Shutterstock)

O café é uma bebida que pode ser consumida de diversas maneiras. Uma delas é acrescentar um pouco de açúcar para reduzir o gosto amargo. Embora seja um hábito comum e, aparentemente, inofensivo, a prática não é das mais indicadas. Isso porque, além de alterar o sabor da bebida, o ingrediente anula propriedades importantes do café. Por exemplo, a cafeína ajuda a reduzir o risco de diabetes. Porém, esse benefício se perde quando adicionamos açúcar ao café.

Se você tem o costume de adoçar o café, reunimos alguns motivos para abandonar o hábito dicas para substituí-lo no seu cotidiano.

Por que café com açúcar faz mal à saúde?

Não é nenhuma novidade que o açúcar está relacionado a uma série de problemas de saúde. Por isso, quando adicionamos o ingrediente no nosso café, a tendência é a bebida ficar menos saudável. Além disso, o açúcar anula alguns benefícios do café puro, entre eles a sua capacidade de regular os níveis de glicose no sangue. Pesquisas apontam que a cafeína melhora a resistência à insulina, substância responsável por controlar a glicemia após as refeições. Por isso, pessoas que bebem café com regularidade têm menor probabilidade de desenvolver diabete tipo 2.

Além disso, o café também é conhecido por ser uma bebida com ação antioxidante. Tanto o regular quanto o descafeinado possuem substâncias que atuam no combate aos radicais livres, moléculas que danificam as células do corpo e provocam desequilíbrios no metabolismo. Por outro lado, o açúcar tem uma ação oposta, ou seja, ele aumenta a produção desses compostos. Assim, de nada adianta os antioxidantes do café se a bebida contém ingredientes que estimulam a concentração de radicais livres no organismo.

Como reduzir o consumo de café com açúcar

As pessoas costumam colocar açúcar no café porque não gostam do sabor amargo da bebida. Entretanto, essa recusa só acontece porque nosso paladar é acostumado com o sabor doce nos alimentos e bebidas que consumimos no dia a dia. Por isso, os gostos cítricos e amargos são os menos apreciados pela maioria das pessoas, principalmente por quem tem uma alimentação rica em processados.

Para começar a gostar de café sem açúcar, uma dica é retirar o ingrediente aos poucos. Com o tempo, você vai perceber que o seu paladar não vai mais estranhar o gosto natural da bebida. Outra recomendação é optar por cafés de maior qualidade. Boa parte dos cafés vendidos nos supermercados são torrados de forma exagerada, o que acaba deixando a bebida mais amarga. Já os cafés especiais são produzidos de maneira que suas propriedades e sabores naturais sejam preservados.

Claro que trocar o café tradicional pelo especial implica um gasto maior. Afinal, produtos de qualidade costumam ser mais caros. Mas pense nos ganhos que esse investimento traz para a sua saúde. Tomar café sem açúcar também permite que você experimente todas as notas sensoriais da bebida, desde o sabor até o aroma.

Veja também:

Café da manhã depois das 9h aumenta o risco de diabetes: confira novo estudo divulgado
Café perfeito: essa é a temperatura exata da água para preparar o seu cafezinho
Café Tradicional e Extraforte que você compra no mercado tem impureza mesmo? SAIBA A VERDADE sobre a qualidade dessas bebidas

Temas relacionados