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Respeita nosso café! Grãos brasileiros fazem sucesso na Europa pela qualidade e sustentabilidade

Os brasileiros amam um cafezinho e agora a novidade é que os europeus também estão apaixonados pelos nossos grãos tão diversos!

Café brasileiro é destaque em feira internacional e conquista europeus. (Crédito: Shutterstock)

No calor ou no frio, o brasileiro não abre mão de um café. Puro, com açúcar, com leite, expresso ou coado. O grão é consumido diariamente ou até mais de uma vez por dia por aqui. Acontece que o nosso produto tão rotineiro acabou também conquistando o povo europeu.

Durante a World of Coffee 2023, realizada de 22 a 24 de junho em Atenas, na Grécia, 11 regiões brasileiras produtoras de café com Indicação Geográfica (IG) tiveram seus produtos expostos em uma vitrine para o mundo. A Indicação Geográfica é um instrumento de propriedade industrial que busca diferenciar a localização de um determinado produto ou serviço. Isso ajuda a aumentar a produtividade das indústrias e a competitividade entre produtores, além de tornar o processo mais sustentável

Quem esteve no evento e conheceu o estande da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) pôde apreciar amostras de cafés brasileiríssimos em taças decoradas com chocolates e frutas variadas para representar as notas sensoriais dos grãos de cada região.

11 regiões brasileiras produtoras de café com Indicação Geográfica estiveram presentes em feira internacional. (Crédito: Shutterstock)

De acordo com o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, a Europa é o principal mercado dos cafés especiais brasileiros e a Grécia, tradicionalmente consumidora de cafés mais convencionais, vem evoluindo nesse cenário e abrindo cafeterias para atender consumidores mais exigentes e apreciadores de um café de maior qualidade. Por isso que a feira foi tão importante para o nosso produto. "Essa é uma excelente oportunidade para a expansão em um novo mercado e a inclusão do nosso produto diferenciado", explicou.

Durante o evento, mais de 300 expositores dos principais países produtores e consumidores do mundo puderam apreciar nosso cafezinho, que foi projetado para o mercado internacional. Além do sabor, o que chamou a atenção dos expositores para o Brasil foram as ações mais sustentáveis das nossas produções.

"Um tripé muito importante envolve qualidade, sustentabilidade e origem, o que é uma realidade do café especial brasileiro. Evidenciar isso em nosso principal mercado é uma resposta aos anseios europeus sobre nossa produção de café especial", acrescentou Vinicius Estrela.

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