Pode não parecer, mas o cafezinho de todo dia também tem um jeito certo de ser feito. Apesar de já ser rotina em praticamente toda casa brasileira, preparar um bom café não é tão simples quanto as pessoas pensam. Para sempre ter uma bebida de qualidade, veja as dicas de ouro do TudoGostoso para fazer o cafezinho perfeito e descubra se você está fazendo algo errado!
Com essas dicas de ouro, o cafezinho da tarde estará sempre perfeito!
Dicas de ouro para o cafezinho ficar sempre perfeito
Se você é apaixonado por café, você precisa conferir as nossas dicas de como fazer o cafezinho perfeito. Com elas, você irá surpreender todo mundo com o sabor da bebida, que vai ficar igualzinha das melhores cafeterias. Confira!
Nunca faça café com água fervendo
Um dos maiores erros que as pessoas cometem na hora de fazer o café é usar a água fervendo, jogando direto no pó. Nunca faça isso! Diferente do senso comum, a água para fazer o café não pode ter acabado de ferver porque isso irá queimar o pó e causar aquele gosto amargo bem desagradável, que não é característico da bebida.
Para ter certeza de que a água está na temperatura correta, assim que começar a subir as primeiras bolhas de ar, desligue o fogo. Então, já pode usar tranquilamente que o seu café não irá queimar e ficará perfeito.
Sempre molhe o coador de papel antes de colocar o pó
Se você usa coador de papel para fazer o café, você vai ficar extremamente surpreendido com essa dica: você sabia que você deve "lavá-lo" antes de colocar o pó de café? Isso mesmo! O papel pode transferir notas de sabor para a bebida, modificando levemente o paladar e o aroma do líquido. Para que isso não aconteça, especialistas em café aconselham usar a água quente para molhá-lo primeiro e, só depois, colocar o pó e fazer a bebida normalmente.
Armazene o pó de café da maneira certa
Segundo a maioria dos fabricantes, o pó de café deve ser armazenado na geladeira depois de aberto. Isso porque, ao ser guardado dessa forma, ele dura muito mais. No entanto, é preciso usar um recipiente muito bem vedado, já que a umidade pode modificar o sabor e o aroma do ingrediente.
Dê preferência à água filtrada
Como a água para fazer o café é fervida, muita gente tem o costume de usar direto da bica. Contudo, a água filtrada faz toda diferença na hora de fazer o café, deixando-o com um sabor mais leve e puro!
Os tipos de café mais consumidos no Brasil
Os cafés mais consumidos no Brasil são o café arábica e o café conilon. O café arábica possui um sabor mais refinado, intenso, além de ser mais açucarado. Por aqui, os estados que mais produzem esse café são Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia. Já o café conilon é bem mais forte, contendo quase o dobro de cafeína do que o café arábica; isso o torna mais amargo. Portanto, se você prefere um café mais suave, dê preferência ao arábica. Se quer aquele sabor marcante e forte, vai de conilon!
Um cafezinho durante o café da manhã ou lanche é sempre uma delícia!
Veja mais:
Café com sal? Descubra se vale a pena experimentar essa mistura inusitada!
Café com acetona: NÃO é pra beber! É para deixar as panelas brilhando! Veja como fazer