• Entrar
  • Cadastrar
7 maneiras de fazer macarrão alho e óleo para ninguém botar defeito
Aprenda como fazer macarrão alho e óleo perfeito, com dicas para incrementar a massa e deixá-la ainda mais gostosa!

Macarrão e outras massas são alguns dos pratos favoritos dos brasileiros, principalmente pela sua versatilidade. É possível fazer macarrão, lasanha e nhoque de vários sabores diferentes, com os molhos mais inusitados possíveis. No entanto, hoje vamos ensinar tudo sobre uma das maneiras mais clássicas de preparar esse prato, que é sucesso nos restaurantes à quilo: o queridinho macarrão alho e óleo. Aprenda como fazer para ficar perfeito e maneiras diferentes de preparar macarrão alho e óleo a seguir!

receitas de macarrão alho e óleo diferentes Veja como fazer macarrão alho e óleo perfeito para ninguém botar defeito!

Maneiras diferentes de fazer macarrão alho e óleo

1. Macarrão alho e óleo feito com azeite

Sem dúvidas, a receita de macarrão alho e óleo mais tradicional é usando azeite de oliva. Algumas pessoas refogam o alho picadinho ou amassado no azeite e depois acrescentam a massa, enquanto outras fazem uma mistura de azeite e alho que não vai ao fogo, acrescentando a massa e misturando bem.

O segundo método é mais rápido, perfeito para aqueles dias em que estamos com muita pressa e precisamos de uma refeição bem rápida. O primeiro método, que vai ao fogo, consegue ressaltar mais o sabor e o aroma do alho e é mais indicada para quem não gosta muito do ingrediente cru.

2. Macarrão alho e óleo feito com manteiga

Sabia que também dá para fazer macarrão alho e óleo com manteiga? E é muito fácil! Assim como a maneira tradicional feita com o azeite, você precisa aquecer a manteiga até que ela derreta, e durante esse processo você já pode ir dourando o alho.

Agora, se você quer elevar o seu prato a outro nível, que tal fazer com manteiga noisette? Para isso, adicione a manteiga na panela e deixe derreter em fogo baixo. Depois que ela derreter, continue deixando que ela cozinhe até atingir uma cor leve de caramelo. Quando atingir a cor de caramelo, adicione o alho, refogue rapidamente e já pode acrescentar a massa. É importante que esse processo seja feito sempre em fogo bem baixo, para não queimar a manteiga. Não se preocupa que não demora muito. O aroma e o sabor são incríveis, e deixa o prato com leve gosto de avelã.

3. Macarrão alho e óleo com queijo

Parece estranho uma sessão só para adicionar queijo no macarrão, afinal, isso não é comum? Pois é! Porém, nesse método, o queijo não é adicionado só na finalização do prato e sim junto ao alho e óleo antes de acrescentar a massa. O ideal é que seja usado queijo ralado, e se for parmesão ralado na hora é melhor ainda, mas o de saquinho também fica delicioso. Experimente!

receitas de macarrão alho e óleo diferentes Use e abuse de temperos como ervas frescas na hora de fazer o seu macarrão alho e óleo

4. Macarrão alho e óleo com alho roxo

Se você está querendo impressionar o crush, que tal trocar o alho branco tradicional pelo alho roxo? Ele costuma ser um pouco mais caro, mas vale a pena! O aroma e o sabor do alho roxo são mais leves, ideal para preparar o macarrão ao alho e óleo que não vai ao fogo.

5. Macarrão alho e óleo com calabresa

Não dá para negar que os brasileiros adoram uma linguiça calabresa nas receitas, afinal, a gente coloca no feijão, no arroz, na farofa... Praticamente em tudo! Então é claro que não poderia deixar de ter a opção de macarrão alho e óleo com calabresa, né? No preparo dessa receita, o TudoGostoso indica diminuir a quantidade de óleo que você normalmente usa, e fritar a calabresa primeiro. Dessa maneira, você aproveita a gordura da linguiça e evita que sua massa fica muito gordurosa.

6. Macarrão alho e óleo cremoso

Você é daquelas pessoas que acha macarrão alho e óleo um tanto quanto... sem graça? Você prefere as massas mais cremosas? Então essa receita é perfeita para você! Adicionando apenas um ingrediente na sua receita, você consegue ter um prato totalmente novo e muito gostoso: creme de leite.

Ah, fique atento aos temperos. O creme de leite costuma "cortar o efeito" de temperos como pimenta e até do sal, por isso, pode ser necessário uma correção depois que adicionar o ingrediente.

7. Macarrão alho e óleo com bacon

Se tem macarrão alho e óleo com calabresa, é claro que vai ter com bacon! Você pode até misturar os dois, vai ficar uma delícia. Não se esqueça de seguir a dica que demos anteriormente.

Como fazer para o macarrão alho e óleo ficar soltinho?

A dica é sempre seguir a quantidade descrita na receita, para não exagerar e deixar o macarrão muito engordurado. É importante também fazer a massa da maneira certa, deixando-a al dente. Quando o macarrão fica muito macio, ele acaba grudando com mais facilidade.

Uma dica é retirar o macarrão da panela de cozimento direto para a panela que está o alho e óleo. Dessa forma, um pouco da água do cozimento acaba indo junto, o que ajuda a emulsionar o molho. Ah, e nada de colocar óleo na água do cozimento, viu? Isso é mito e acaba prejudicando na hora do molho "grudar" na massa. Para que o macarrão não grude enquanto cozinha, use 1 litro de água para cada 100 g.

receitas de macarrão alho e óleo diferentes O azeite é a gordura mais tradicional na hora de preparar macarrão alho e óleo

Veja mais:

Como fazer molho branco cremoso em 2 versões para deixar suas massas e gratinados irresistíveis

Panqueca, crepe ou waffle? Aprenda a diferenciar essas massas deliciosas

Temas relacionados