• Entrar
  • Cadastrar
Como o café afeta a saúde mental: "Isso não é o que esperávamos"

Já sabíamos que o café impacta o coração, energia e músculos, mas pesquisadores afirmam que a cafeína também pode afetar nossa saúde mental. Entenda mais no TudoGostoso

Os pesquisadores ficaram surpresos com o que descobriram! (Créditos: Shutterstock)

É quase impossível pensar em começar o dia sem uma xícara de café. O sucesso da bebida no Brasil é tanto que já respondemos se café em jejum faz mal ou não, explicamos os erros mais comuns de quem consome cafeína e falamos sobre os benefícios do café no blog do TudoGostoso.

Não é à toa que assim que soubemos de um novo estudo sobre a bebida, publicado na revista Neuropsychopharmacology, corremos para vir contar para vocês. E o que essa pesquisa revela sobre o impacto do café em nossa saúde mental pode mudar a forma como você enxerga sua relação com a bebida. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais!

Como o café afeta a saúde mental?

Várias pesquisas já mostraram que o consumo moderado de café pode ser benéfico para o nosso corpo. Além de proteger nosso coração, por exemplo, a ingestão de cafeína também melhora o desempenho físico e mental, aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os riscos de doenças neurodegenerativas.

O novo estudo, que se baseou em dois grandes bancos de dados genéticos, o 23andMe e o UK Biobank, revelou, primeiramente, que existe uma predisposição genética quando o assunto é consumo de café.

O mais surpreendente, porém, é que os genes associados à ansiedade, depressão e bipolaridade podem estar relacionados aos genes do consumo de café. Só que, ao tentar se aprofundar nesse aspecto, os pesquisadores se surpreenderam.

"Nos dados do 23andMe, os genes associados à ansiedade, por exemplo, ou bipolaridade e depressão foram positivamente relacionados à genética favorável ao consumo de café. No entanto, no UK Biobank, você vê o oposto. Isso não é o que esperávamos", disse Hayley H. A. Thorpe, uma das autoras do artigo.

Uma das explicações possíveis para os pesquisadores é o fato de que, mesmo que duas pessoas tivessem os mesmos genes, o ambiente pode influenciar como seus hábitos, incluindo o de tomar café, se desenvolvem apesar da genética.

Veja mais!
Afinal, chá é melhor do que café? Entenda se uma bebida é mais saudável do que a outra
O café descafeinado pode ser perigoso para a saúde? Aqui está tudo que você precisa saber sobre a bebida

Temas relacionados