• Entrar
  • Cadastrar
Benefício do café no combate à perda de massa muscular é descoberto por cientistas: o que diz esse estudo
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Estudo afirma que molécula encontrada no café pode melhorar a saúde e a função muscular em idosos. 

Benefício do café no combate à perda de massa muscular é descoberto por cientistas: o que diz esse estudo

Café ajuda a prevenir perda gradual da massa muscular na velhice, aponta estudo. (créditos: Shutterstock)

Um estudo recente descobriu que a trigonelina, uma molécula natural presente no café, pode melhorar a saúde e a função dos músculos. Publicada na revista Nature Metabolism, a pesquisa realizada pela Universidade Nacional de Cingapura em parceria com a Nestlé Research revelou que baixos níveis dessa substância podem ser um fator de risco para sarcopenia em idosos, uma condição que leva à perda de massa muscular e queda da resistência física.

Como o consumo de café pode prevenir a perda de massa muscular?

A sarcopenia é uma doença caracterizada pela perda progressiva e generalizada de massa muscular. Ela acomete principalmente idosos e causa fraqueza nos músculos, redução da mobilidade e aumento do risco de quedas e lesões. A doença costuma ter relação com o processo natural de envelhecimento, porém ela também pode ser desencadeada por outros fatores, como sedentarismo, desequilíbrios hormonais, má alimentação e doenças crônicas.

Um dos fatores responsáveis pela sarcopenia é a queda nos níveis de NAD+ (dinucleotídeo de nicotinamida adenina), uma coenzima que desempenha papéis cruciais no metabolismo celular e produção de energia. Segundo a pesquisa, a trigonelina é um dos precursores do NAD+ no organismo. Para chegar a essa conclusão, o estudo avaliou idosos com sarcopenia e descobriu um aumento significativo nos níveis de NAD+ e na atividade mitocondrial após o fornecimento de trigonelina em modelos pré-clínicos.

Uma das principais fontes de trigonelina é o café, especialmente os grãos torrados. Por esse motivo, os pesquisadores acreditam que a bebida pode beneficiar a saúde e a função muscular a longo prazo. Além de auxiliar na saúde muscular, a substância também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Outros benefícios da trigonelina é seu efeito vasodilatador, ou seja, ela aumenta o fluxo sanguíneo e facilita a entrega de oxigênio e de nutrientes aos músculos. Por isso, tomar café antes da prática de exercícios físicos contribui para um melhor desempenho e uma recuperação mais rápida.

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos ainda são principais aliados da saúde muscular

De acordo com os pesquisadores, a descoberta abre espaço para a possibilidade de utilizar um componente natural, como a trigonelina, na criação de medicamentos e suplementos para prevenir e tratar a perda de massa muscular. “Ficamos entusiasmados ao descobrir, através de investigação colaborativa, que uma molécula natural dos alimentos interage com as características celulares do envelhecimento. Os benefícios da trigonelina no metabolismo celular e na saúde muscular durante o envelhecimento abrem aplicações translacionais promissoras”, afirma Jerome Feige, Chefe do Departamento de Saúde Física da Nestlé Research.

Além da trigonelina, os níveis de NAD+ também podem ser aumentados com o consumo de alimentos ricos em potássio, proteínas e vitamina B3. Os pesquisadores ainda enfatizam a importância da alimentação e dos exercícios físicos na manutenção da saúde muscular ao longo dos anos. Portanto, um estilo de vida saudável continua sendo fundamental para combater os efeitos negativos do envelhecimento.

Consumo de café está associado a vários benefícios à saúde

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água. Além da trigonelina, o café contém outros compostos bioativos como cafeína, antioxidantes e ácido clorogênico. Todas essas substâncias oferecem inúmeros benefícios à saúde, dentre os quais podemos destacar.

  • Melhora do desempenho mental
  • Redução do risco de doenças neurodegenerativas
  • Proteção contra doenças cardíacas
  • Melhora da sensibilidade à insulina
  • Melhora do desempenho físico

Mesmo com tantos benefícios, o café é uma bebida que deve ser consumida com moderação. Os especialistas recomendam não ultrapassar 4 xícaras por dia. Pessoas com certas condições de saúde, como pressão alta, distúrbios do sono, ansiedade, doenças cardíacas ou problemas gastrointestinais também precisam ficar atentas às doses diárias de café.

Veja também:

Açúcar no café: entenda o que você perde ao fazer isso e mude já esse hábito terrível!
Diabéticos podem tomar café? Cafeína aumenta os níveis de glicose no sangue? Veja o que a ciência tem a dizer!

Temas relacionados