• Entrar
  • Cadastrar
A sua xícara de café pode ser um tesouro para a memória e a saúde mental se você adicionar esses ingredientes na bebida
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Algumas especiarias potencializam os efeitos do café para a saúde do cérebro e incrementam o sabor da bebida

A sua xícara de café pode ser um tesouro para a memória e a saúde mental se você adicionar esses ingredientes na bebida

Alguns ingredientes ajudam a maximizar o poder do café na saúde do cérebro e na memória (Foto: Shutterstock)

O café é uma bebida benéfica para a saúde, e até no apoio da perda de peso, quando consumida nas doses recomendas. Estudos apontam os seus efeitos para a saúde do cérebro e impactos no declínio cognitivo.

Mas você sabia que é possível aumentar os benefícios do seu café da manhã com alguns ingredientes que promovem a saúde cerebral e a função cognitiva a longo prazo?

De acordo com um neurologista, o seu café pode ficar ainda mais nutritivo e eficiente para o cérebro com algumas dicas extras. Entenda os motivos e siga os seus conselhos, caso queira potencializar a sua memória.

Neurologista indica ingredientes para potencializar o efeito do café no cérebro

Tomar uma xícara de café todas as manhãs é um ritual diário para muitas pessoas, mas talvez muita gente não saiba que essa bebida popular pode ser ainda mais benéfica para o cérebro com alguns ingredientes adicionados.

Brandon Crawford, neurologista americano, revelou ao She Finds quais são as 5 especiarias que podem transformar o café em um verdadeiro tesouro para a memória e a saúde mental.

Segundo o médico, elas oferecem uma série de benefícios neuroprotetores por conterem antioxidantes, anti-inflamatórios e outros compostos. Confira quais são!

Canela:

A canela se destaca pelos altos níveis de antioxidantes, por isso funciona como um escudo ao estresse oxidativo, fator de risco para o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

Essa especiaria também regula os níveis de açúcar no sangue, que são essenciais para uma função cognitiva ideal.

Gengibre e cúrcuma:

O gengibre ajuda a equilibrar os neurotransmissores do cérebro, contribuindo para uma melhor concentração e para a agilidade mental. Sua ação anti-inflamatória e antioxidante reduz os danos cerebrais e o estresse oxidativo.

Já a cúrcuma, em especial a curcumina, aumenta os níveis de BDNF, hormônio que promove o crescimento de novos neurônios e combate processos degenerativos no cérebro. Sua ação anti-inflamatória e antioxidante também protege a memória e a função cognitiva.

Noz moscada e pimenta preta:

A noz-moscada contém possui propriedades neuroprotetoras que melhoram a memória e previnem a degeneração neuronal. Ela também está associada ao bom humor.

E a pimenta preta se destaca por melhorar a absorção da curcumina presente na cúrcuma, potencializando seus efeitos benéficos no cérebro.

Conforme destaca o especialista, essa combinação é uma bomba de benefícios para a memória, concentração e saúde mental.

Veja mais!

5 itens deste corredor de supermercado que ajudarão a melhorar a saúde de seu cérebro

5 alimentos para ter uma memória melhor que de elefante: coma do jeito certo para estimular o cérebro

Temas relacionados