Para muitas pessoas, o dia não começa antes de uma xícara de café quentinha. E faz sentido! A cafeína, substância presente em diversos alimentos, mas, principalmente, no café, é um estimulante do sistema nervoso central. Ela aumenta o estado de alerta, energia, foco e capacidade de concentração de quem a consome. Assim, fica mais fácil encarar uma rotina de trabalho acelerada.
Além disso, porém, o consumo de café pode ser benéfico para a saúde! Cientistas já encontraram conexões entre a bebida e o combate à perda de massa muscular, problemas cardiovasculares e à diabetes, por exemplo. Mas você sabia que estudos apontam que ela também pode ter um impacto na sua saúde cognitiva? Descubra o que 2 xícaras e meia de café por dia fazem pelo seu cérebro no TudoGostoso.
Qual o impacto de 2 xícaras e meia de café por dia no seu cérebro?
Segundo o neurologista Pedro Schestatsky (@drpedroneuro), pesquisas apontam uma associação mais forte do que imaginávamos entre o café e a prevenção do declínio cognitivo e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Elas revelaram que 2,5 xícaras de café reduzem o risco de Alzheimer em até 26%.
O motivo por trás dessa proteção seriam os polifenóis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, e a própria cafeína. Juntas, essas substâncias defendem nosso cérebro de inflamações e do estresse oxidativo, uma condição que pode causar mais de 200 doenças diferentes, fatores ligados ao Alzheimer.
Só que a verdade é que não basta tomar 2,5 xícaras de café por dia – o horário e a qualidade da bebida são importantíssimos para desfrutar dessas vantagens.
Então, em primeiro lugar, a cafeína deve ser consumida na parte da manhã. Fora isso, o ideal é que você esteja dando preferência para grãos de alta qualidade, moídos na hora e preparados com água filtrada entre 90ºC e 96ºC. Ficou mais animado para preparar sua próxima xícara de café?
Veja mais!
O que acontece com o seu cérebro se beber mais de três xícaras de café por dia?
Eu não uso mais a água da torneira para fazer o café e eu vou te explicar os motivos!