
Essa fruta é mais potente do que a cenoura quando o assunto é memória (Créditos: Shutterstock)
Sem antioxidantes suficientes para compensar o dano dos radicais livres, o corpo humano entra no estado de estresse oxidativo, o que pode resultar em quase 200 doenças diferentes. E uma das áreas mais impactadas é justamente o cérebro.
O estresse oxidativo enfraquece a sinalização nervosa, reduzindo a função cognitiva e afetando a memória. Por conter muitos antioxidantes, a cenoura era considerada a melhor solução para isso. Mas a resposta para esse problema pode estar em uma fruta: o mirtilo.
Considerado um superalimento devido aos incontáveis benefícios que oferece à saúde, o mirtilo, também conhecido como blueberry, em inglês, é uma fruta típica dos Estados Unidos e de países europeus que ficou famosa ao redor do mundo. Saiba quais são as vantagens de consumir essa fruta no TudoGostoso.
Quais são os benefícios do mirtilo?
Graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, assim como a quantidade de vitaminas, fibras e outros nutrientes essenciais, o mirtilo é muito benéfico à saúde. Entenda como seu consumo pode impactar o seu corpo!
Controlar o colesterol
Os compostos antioxidantes e as fibras do mirtilo são aliados importantes na redução do "colesterol ruim" (LDL) e triglicerídeos no sangue, o que pode prevenir doenças cardiovasculares.
Melhorar a saúde do cérebro
Além de prevenir o estresse oxidativo, a ação anti-inflamatória e antioxidante do mirtilo é importante na redução da inflamação das células cerebrais.
Isso pode melhorar a capacidade cognitiva, proteger a memória e atrasar o envelhecimento mental. Também é possível que isso ajude na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência.
Regular a pressão arterial
Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-hipertensivas, o consumo de mirtilo pode ajudar a regular o fluxo sanguíneo e controlar a pressão arterial, prevenindo a hipertensão.
Controlar a diabetes
O mirtilo ainda contém bioativos com propriedades antidiabéticas. Ou seja, que ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue. Isso ajuda a controlar a diabetes e pode até mesmo prevenir a diabetes tipo 2.
Veja mais!
Benefícios das frutas para a memória: é isso acontece com o seu cérebro quando você inclui esses 6 frutos na dieta
Essas são as 7 frutas mais saudáveis do mundo segundo a ciência e o TudoGostoso ensina como adicioná-las ao cardápio