• Entrar
  • Cadastrar
Mirtilo: a superfruta ignorada por muitos e repleta de benefícios ocultos para a saúde
J
Por  Joanna

O mirtilo é uma fruta bem pequena, mas com um valor nutricional gigante. Rica em antioxidantes, alimento tem potencial anti-inflamatório e potencializa a imunidade e diversas funções cognitivas. 

Mirtilo: a superfruta ignorada por muitos e repleta de benefícios ocultos para a saúde

Conheça os benefícios do mirtilo para a saúde. (créditos: Shutterstock)

O mirtilo é uma fruta refrescante pouco conhecida aqui no Brasil, mas que é um verdadeiro tesouro para a saúde. Rica em vitaminas e fibras, o alimento tem alto potencial antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, a fruta também é uma poderosa fonte de antocianinas, um composto que beneficia diversas funções importantes do organismo, como visão, memória e circulação sanguínea.

Com tantas vantagens, não faltam motivos para incluir o mirtilo na sua alimentação. Pensando nisso, nós separamos uma lista com as principais propriedades da fruta e como ela pode contribuir para a saúde e bem-estar de diversas formas.

Benefícios do mirtilo: superfruta é repleta de nutrientes e antioxidantes

O mitilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta conhecida pelo seu alto potencial antioxidante. Ela contém vários polifenóis valiosos, como antocianinas e fitoestrógenos, além das vitaminas A, C, E e do complexo B.

Mirtilos também são fontes de minerais como potássio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio. A fruta ainda é rica em fibras e baixo índice glicêmico, impedindo os picos de insulina no sangue.

Por conta do seu alto valor nutricional, o consumo de mirtilo oferece inúmeros benefícios ao organismo. Entre eles, podemos citar:

Protege contra doenças cardiovasculares

Os polifenóis presentes no mirtilo contribuem para a saúde cardiovascular de diversas formas. Eles reduzem a pressão arterial, fortalecem os vasos sanguíneos e ainda contribuem para o controle do LDL (“colesterol ruim”), reduzindo o risco de doenças cardíacas. A fruta também contém antocianinas, um antioxidante que melhora a circulação sanguínea.

Ajuda na memória e outras funções cognitivas

As antocianinas do mirtilo têm efeito muito positivo nas funções cognitivas. Essas substâncias protegem as células cerebrais e atuam em áreas do cérebro relacionadas a atividades como aprendizado, concentração e memória. Estudos também relacionam consumo de mirtilo como um aliado na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer.

Previne infecção urinária

Assim como o cranberry, o mirtilo também é reconhecido como muito benéfico no tratamento e prevenção de infecção urinária. A fruta tem propriedades antibacterianas que impedem que microrganismos nocivos se proliferem nas paredes da bexiga, causando infecções no trato urinário.

Melhora a visão

O mirtilo contém vitamina A e antocianinas, duas substâncias que protegem a retina, reduzindo o risco de problemas como degeneração macular, glaucoma, perda de visão noturna, catarata e outras doenças oculares relacionadas à idade.

Fortalece a imunidade

A vitamina C junto com outros antioxidantes presentes no mirtilo protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, essas substâncias fortalecem as células de defesa do organismo, melhorando a resposta imunológica contra infecções e outras doenças.

Reduz o risco de diabetes tipo 2

O mirtilo é uma fruta com baixo índice glicêmico e fonte de fibras, nutrientes que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Já as suas antocianinas melhoram a sensibilidade e combatem a resistência à insulina, reduzindo o risco de diabetes tipo 2.

Prolonga a sensação de saciedade

As fibras do mirtilo retardam o esvaziamento estomacal, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Por isso, a tendência é que você demore mais tempo para sentir fome após comer a fruta, o que contribui para o controle do apetite.

Como consumir mirtilo

O mirtilo não é uma fruta muito popular no Brasil e o principal motivo é o seu preço. Como ela não é produzida aqui, é preciso importar o alimento de outros países, o que acaba encarecendo muito o seu valor. Porém, se você tiver acesso, vale a pena incluir o mirtilo na sua alimentação, pois os benefícios são inúmeros, além de ser uma fruta deliciosa.

O mirtilo pode ser consumido in natura ou como ingrediente em diversas receitas, como saladas de fruta, molhos, sucos, vitaminas, sobremesas, geleias e bolos. Você também pode comer a fruta como acompanhamento de panquecas, iogurtes e sorvetes.

Veja também:

Com essa pequena porção de morango ou mirtilos, você previne o Alzheimere demência na velhice
Por que nem todas as frutas vermelhas são da cor vermelha? Entenda o motivo do nome

Temas relacionados