• Entrar
  • Cadastrar
É isso que acontece com o seu corpo se tomar de 3 a 4 xícaras de café por dia, segundo os cientistas

Veja o que pode acontecer com a sua saúde se você consumir de 3 a 4 xícaras de café por dia!

Descubra os efeitos do café se consumido nessa quantidade! (Créditos: Shutterstock)

O café é uma bebida queridinha pelos brasileiros, sendo consumido pela maioria da população diariamente. Ele é mais conhecido por ser uma fonte de energia durante o dia, mas o que poucos sabem é que o café proporciona diversos outros efeitos se consumido entre 3 a 4 xícaras por dia! Ficou curioso? Então venha descobrir agora no TudoGostoso!

O que acontece se tomar 3 a 4 xícaras por dia?

Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, tomar 3 a 4 xícaras diárias de café pode prolongar a vida e reduzir o risco de doenças crônicas, especialmente diabetes tipo 2. Quem segue essa quantidade têm um risco 25% menor de desenvolver a doença em comparação com as pessoas que tomam pouco ou nenhum café. Isso acontece porque a bebida possui uma variedade de antioxidantes que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas.

Benefícios do café

Ao seguir a quantidade de 3 a 4 xícaras de café por dia, a bebida pode proporcionar diversos benefícios para o seu corpo! O consumo moderado de cafeína pode melhorar a concentração, o foco, a atenção e o desempenho cognitivo em geral. O café pode melhorar o desempenho em atividades físicas, também sendo ótimo para quem busca queimar gordura e ter controle do peso, já que estimula o metabolismo. Ele também ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Quantidade de café por dia

A quantidade de café não deve passar dos 240 ml de por dia, algo em torno entre três a quatro xícaras. Quando consumido na medida certa, você pode usufruir de todos os seus benefícios. A cafeína é uma substância estimulante, então exagerar no café pode acarretar em efeitos prejudiciais para o sistema nervoso central, provocando taquicardia, ansiedade, tremores e insônia. Preste atenção para não passar do limite! Além disso, o café não é adequado para todos, e algumas pessoas podem ser sensíveis à cafeína ou podem ter condições médicas que exigem a diminuição no consumo da bebida. Sempre consulte um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre o consumo de café em sua dieta.


Veja mais

Vontade de tomar uma gelada? Entenda por que você NÃO deve consumir bebida alcoólica em dias muito quentes
Água mineral: 5 benefícios escondidos desta bebida que você provavelmente não conhecia
Quais são os benefícios do suco de batata inglesa com limão?

Temas relacionados