Você sabia que a obesidade pode afetar a saúde mental? Já se sabe que existe uma relação entre alimentação e ansiedade. No entanto, alguns fatores relacionados ao excesso de peso aumentam o risco de declínio cognitivo e transtornos mentais, conforme apontam estudos sobre o assunto.
Conforme destaca o neurologista Pedro Schestatsky (@drpedroneuro), pós-PhD em Harvard, isso reforla a importância de um controle do peso para a saúde mental.
"O excesso de peso pode afetar significativamente a saúde mental, indo além da já conhecida neuroinflamação e estresse oxidativo associados à obesidade", ressalta.
Como a obesidade pode afetar a saúde mental
Dois estudos demonstram que a obesidade impacta tanto o volume, quanto o fluxo sanguíneo no cérebro, explica o especialista.
Em termos de volume, o excesso de peso está relacionado a uma redução de 8% na perfusão sanguínea de várias regiões cerebrais, com destaque para o hipocampo e o córtex orbitofrontal. Essas áreas estão associadas ao desenvolvimento de vários transtornos mentais.
Quanto ao fluxo sanguíneo cerebral, o aumento do peso corporal pode reduzir a perfusão em até 22% em regiões como o lobo temporal e o hipocampo, ambas associadas a importantes distúrbios cognitivos.
Essas alterações predispõem os indivíduos a um risco elevado de declínio cognitivo, doenças neurodegenerativas e transtornos mentais.
"Isso reforça a importância de intervenções para reduzir o excesso de peso visando proteger a sua saúde física e mental no médio e longo prazo", ressalta o neurologista.
Veja mais!
Como o café afeta a saúde mental: "Isso não é o que esperávamos"
Emagrecimento: 25 dicas para perda de peso que realmente funcionam elaboradas por nutricionistas