Para quem é fã de café forte e com sabor único, não há nada pior do que tomar uma xícara de café aguado antes de sair para o trabalho simplesmente porque você não se deu conta de que não tinha grãos suficientes.
Todo mundo já passou por isso algum dia: sem tempo para correr até uma loja para comprar mais café e não perder a hora, o jeito foi se contentar com uma xícara de "chafé". Mas para Maciej Kasperowicz, um "sommelier de café", é possível amenizar o problema na próxima vez.
Isso porque é possível repensar a proporção de café para água, o tamanho da moagem e o método de preparo para tornar uma xícara de café mais forte (ou mais fraca, se preferir) sem adicionar mais grãos.
O que determina a intensidade de uma xícara de café?
Seja café expresso ou coado, uma bebida de café na forma mais simples é composta apenas por água e as partículas de café extraídas a partir dos grãos.
Quando se fala em "força" no setor, significa a porcentagem da bebida que é composta por essas partículas de café, explica Kasperowicz ao site Well+Good.
Ou seja, a intensidade do café depende da quantidade de água utilizada e da capacidade de extração do café, dependendo do método de preparo utilizado.
4 maneiras de tornar o café mais forte (ou mais fraco) sem adicionar borra extra
Conheça as dicas de um especialista em café e descubra como é possível salvar o seu café fraco ou, ainda, como deixá-lo menos forte.
1. Ajuste a proporção entre o café e a água
Ao tornar uma xícara de café mais forte (ou mais fraca), um dos principais aspectos a serem observados é a proporção entre o café e a água.
"O fator que mais afeta a intensidade da bebida é a proporção de borra de café e água em sua receita. Se você trouxer uma nova máquina de café para casa e fizer uma xícara de café muito fraca, a maneira mais fácil de corrigir isso é usar mais café ou menos água", diz Kasperowicz.
Mas quando você tiver que usar o fim do pó de café, reduzir a água é o caminho para obter uma xícara com sabor mais forte possível, trabalhando com o que você tem.
2. Brinque com o tempo de preparo
A proporção entre o café e a água não é a única coisa que pode afetar a intensidade da sua xícara. Outra maneira depende do tempo de preparo do café para um melhor resultado.
"Se você prolongar o tempo de preparo por mais tempo, você obterá mais dessa substância marrom do pó de café para a xícara", explica ele. O oposto é também: um tempo de preparo mais curto equivale a uma xícara mais fraca.
Mas isso também dependerá do tipo de grãos usados e do método de preparo. Portanto, a melhor maneira de determinar o tempo ideal de preparo é ir testando até encontrar o ideal para o seu paladar.
3. Aumente ou diminua a temperatura da água
Se o objetivo for uma xícara mais forte, Kasperowicz recomenda aumentar a temperatura da água: "Se todas as outras coisas forem iguais, a água mais quente também extrairá mais do seu café. É por isso que a infusão a frio leva tanto tempo para extrair."
Lembre-se, entretanto, de que temperaturas mais quentes também podem afetar o sabor, a acidez, o amargor e até mesmo o teor de cafeína do café, pois a extração é muito mais vigorosa.
4. Ajuste o tamanho da moagem
Um método universal para aumentar ou diminuir a intensidade do café é ajustar o tamanho da moagem. "Em quase todos os casos, a moagem mais fina extrairá mais e aumentará a intensidade, e esse é um ajuste que pode ser feito em todos os métodos de preparo", explica Kasperowicz.
Isso se deve ao aumento da área de superfície que permite que a água seja filtrada com mais facilidade. "A água tem que se aproximar de cada partícula de café de fora para dentro, portanto, quanto mais área de superfície estiver disponível, mais fácil será para a água levar esse saboroso material marrom da moagem para a xícara", ressalta.
'Compostos amargos dos grãos são os mais difíceis de sair'
Embora extrair o máximo possível dos grãos seja ótimo quando se está em apuros, nem sempre é infalível, afirma Kasperowicz. Ele acrescenta o que chama de "único fator complicador".
Ao buscar a extração máxima do café para obter o máximo de cada grão, ou seja, moer até alcançar um resultado mais fino, diferentes compostos saem desses grãos em taxas diferentes: "E os compostos amargos geralmente são os mais difíceis de sair."
Moer os grãos o mais finamente possível e prepará-los por um longo período pode produzir uma xícara mais forte ou obter a mesma "força" que obteria usando menos café, mas Kasperowicz diz que isso tem um custo: "O sabor pode ser extremamente amargo, em vez de equilibrado e delicioso."
Veja mais!
Como preparar a xícara de café de um jeito mais saudável
3 benefícios encontrados numa xícara quentinha de café em até 20 minutos de preparo