Incluir pelo menos cinco porções de frutas e legumes no cardápio diário é fundamental para se manter saudável. Essa é a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Embora seja fundamental adotar uma dieta rica em vegetais, a forma como esses alimentos são higienizados antes do consumo também deve ser levada em conta.
A verdade é que a maioria dos produtos frescos costuma ser cultivada ao ar livre e esses alimentos, se não forem lavados corretamente, podem conter uma variedade de substâncias potencialmente prejudiciais, incluindo bactérias, fungos, vírus e pesticidas.
E os produtos frescos também podem ser contaminados durante a embalagem, o preparo ou o armazenamento. Mas qual é o jeito ideal de lavar as frutas e vegetais?
Saiba qual é a melhor forma de lavar frutas e vegetais
Para esclarecer as principais dúvidas sobre como lavar os vegetais corretamente, a microbiologista Primrose Freestone, Professora Sênior da Universidade de Leicester, compartilha os melhores métodos ao site Science Alert.
Antes de começar, ela aconselha lavar as mãos para evitar que os germes da sua pele contaminem os produtos que você está limpando.
Segundo a especialista, a maneira mais simples e segura de lavar produtos frescos é à mão, em água fria e corrente.
"Esfregue as frutas e os legumes com as mãos para remover a sujeira, os pesticidas e alguns germes da superfície. Lave até que a superfície não pareça mais suja", explica.
Nunca faça isso ao lavar as frutas e vegetais, alerta microbiologista
Se você optar por deixar os produtos de molho na água, use uma tigela limpa em vez da pia: "A pia pode estar cheia de germes!"
A especialista acrescenta que você nunca deve lavar os produtos com detergente ou alvejante. "A casca de algumas frutas e vegetais é porosa e pode absorver esses produtos químicos", explica.
Isso pode não apenas alterar o sabor e a textura, mas também torná-los inseguros para o consumo.
Vantagem e desvantagem de limpar os vegetais com vinagre
Alguns métodos químicos que costumam viralizar nas redes sociais são até seguros para limpar as frutas e vegetais frescos. Ela cita o vinagre e o bicarbonato de sódio. "Eles podem reduzir as bactérias e os pesticidas nos produtos", afirma.
O vinagre pode ser de malte destilado, de cidra ou de vinho. Basta usar apenas meia xícara de vinagre por xícara de água, deixando os produtos de molho, mexendo ocasionalmente, por dois a três minutos. Por fim, enxágue em água fria fresca por pelo menos um minuto.
"Uma desvantagem do uso do vinagre, no entanto, é que o ácido acético que ele contém pode alterar o sabor e a textura, principalmente de frutas macias, se você deixar de molho por mais de dois ou três minutos e não deixar crescer o suficiente", afirma a especialista.
Como usar o bicarbonato de sódio para higienizar as frutas e vegetais
Com relação à medida do bicarbonato de sódio, Primrose Freestone afirma que você só precisa de uma colher de chá de bicarbonato de sódio por xícara de água fria para lavar os produtos.
"Isso ainda removerá micróbios e pesticidas sem alterar o sabor do produto. Deixe frutas e legumes de molho em uma tigela limpa por 15 minutos, mexendo ocasionalmente", ensina.
Atenção ao tempo! Como a substância é alcalina, deixar de molho por mais de 15 minutos e não enxaguar bem pode romper a casca de frutas e vegetais delicados, afetando sua textura e sabor.
No entanto, com base em um conjunto de evidências atualmente disponível, a água sozinha ainda é a melhor maneira de limpar produtos frescos. "Não há nenhuma vantagem real em usar vinagre ou bicarbonato de sódio", acrescenta a microbiologista.
O método certo de lavar folhas, legumes e frutas
Veja quais são as dicas da especialista para a higienização correta de cada tipo de vegetal.
- Os produtos com casca dura, como é o caso das abóboras, ou pele firme, como as batatas, batatas-doces e raízes, podem ser esfregados com uma escova para legumes até ficarem limpos;
- Os tomates podem ser simplesmente enxaguados em uma torneira corrente por cerca de 30 segundos, esfregando suavemente com as mãos;
- Para lavar vegetais verdes folhosos, como alface, brócolis, couve-flor ou repolho, separe-os em folhas ou floretes e enxágue-os individualmente na torneira, esfregando com as mãos por até um minuto;
- Como a alface geralmente é consumida crua, é mais seguro descartar as folhas externas danificadas, pois é mais provável que elas estejam contaminadas por bactérias;
- No caso das frutas, a água é a melhor maneira de lavar os contaminantes. Se tiver caroço, como maçãs e pepinos, enxágue em água fria corrente por até um minuto para remover a sujeira, os micróbios e qualquer revestimento de cera;
Esse é o cuidado necessário ao lavar as frutas para evitar o crescimento de germes
O alto teor de água nas cerejas, uvas, morangos e outras frutas as tornam particularmente perecíveis. Molhar as bagas aumentará o crescimento de germes presentes e reduzirá sua vida útil.
Por isso, é melhor armazená-las sem lavar na geladeira, lavando-as somente quando estiver pronto para comê-las. Remova as frutas estragadas ou mofadas antes de refrigerar.
Todas as frutas e legumes que não forem consumidos imediatamente devem ser enxugados com uma toalha de papel seca ou colocados em uma centrífuga de salada para remover a umidade e reduzir o crescimento de germes.
Em seguida, armazene em um recipiente com tampa na geladeira. Lembre-se de limpar as pias, as superfícies e os utensílios da cozinha antes de lavar e preparar os produtos.
Veja mais!
Pode lavar frutas na lava-louças? Veja o que dizem os especialistas sobre o uso da máquina para higienizar alimentos
Nada de maçã escura no lanche: truque simples é a solução para picar a fruta de manhã e só comer à tarde