Muita gente questiona sobre qual a melhor maneira de guardar o vinho depois de aberto. Na dúvida, há quem prefira beber toda a garrafa para evitar que a bebida estrague de uma dia para o outro.
Se você costuma usar essa desculpa para beber mais de uma taça, dose considerada benéfica para a saúde, descubra como armazenar a bebida corretamente para o dia seguinte.
Para entender, definitivamente, o que acontece ao guardar o vinho aberto, veja a explicação de Daniel Perches, um especialista no assunto que compartilha várias dicas no seu TikTok (@vinhosdecorte).
O vinho estraga depois de aberto
De acordo com o sommelier, o que faz o vinho estragar é o contato da bebida com o oxigênio. "Ou seja, depois que você abriu a garrafa, certamente esse processo já vai começar, é o que a gente chama de oxidação do vinho", explica.
"Após você abrir um vinho, seja ele branco, tinto ou rosé, ele vai durar de dois a três dias no máximo", acrescenta o especialista. Isso significa que no quarto dia o vinho estraga e não pode mais beber?
"Não, só que o vinho fica diferente, porque começa oxidar e muda as características. Não tem problema nenhum para a saúde, você pode tomar um vinho e guardar por 15 dias na geladeira, mas ao abrir, ele vai estar oxidado", esclarece Daniel Perches.
No caso dos espumantes, ele explica que o tempo de oxidação é o mesmo: de 2 a 3 dias. "Talvez, no máximo, até 4 dias. Só que você vai perder as bolinhas do espumante muito mais rápido, elas vão embora em horas muitas vezes", acrescenta.
Vale a pena fechar o vinho com bombinha especial?
Para quem fica na dúvida sobre o uso da bombinha especial para fechar o vinho, essa pode ser uma boa estratégia para os amantes da bebida. Ao colocar no espumante, por exemplo, pode ser que ele mantenha as suas características por um pouco mais de tempo.
"Talvez de um dia para o outro. Mas no caso dos espumantes, talvez você vá ter aí um vinho, não mais um espumante. Vai virar um vinho branco ou um vinho rosé."
A dica do especialista é fechar com a rolha, ou apostar na bombinha, e guardar na geladeira por 2 ou 3 dias. Mais do que isso, a sua bebida vai começar a mudar um pouco, mas não será prejudicial.
Veja mais!
Quase ninguém sabe, mas é para isso que serve o “buraco” no fundo da garrafa de vinho (não é para servir!)
Vinho com rolha é melhor? Descubra a verdade por trás dos mitos sobre vinhos
Por que o vinho tinto pode causar dor de cabeça? A ciência tem a resposta, após anos estudando a bebida