• Entrar
  • Cadastrar
Quanto tempo dura um vinho depois de aberto?

Sobrou vinho na garrafa? Saiba até quanto tempo você pode guardar a bebida antes que ela comece a perder a qualidade. 

Depois de aberto, o vinho perde parte das suas características sensoriais, o que pode afetar o seu sabor, aroma e cor. (créditos: Shutterstock) 

Você com certeza já ouviu a expressão "envelheceu como um bom vinho”. Assim como algumas pessoas melhoram com o passar dos anos, os vinhos também se tornam mais saborosos e valiosos à medida que envelhecem. Porém, essa regra não se aplica para aqueles que já foram abertos, muito pelo contrário. Abrir a garrafa expõe a bebida ao oxigênio, o que faz com que suas características sensoriais sofram alterações que interferem na qualidade do produto. Por isso, o ideal é consumir o vinho assim que ele for aberto. Mas o que fazer quando você não consegue beber tudo de uma vez? Bom, é possível guardá-los por alguns dias, desde que sejam armazenados de forma correta.

Saiba quanto tempo dura o vinho depois de aberto e o que fazer para conservar o conteúdo que sobrou.

Qual o tempo de vida do vinho após aberto?

Como regra geral, os vinhos devem ser consumidos em até 7 dias depois de abertos. Porém, os sommeliers argumentam que a durabilidade, na verdade, depende do tipo de vinho. Os tintos duram cerca de 5 dias na geladeira em garrafas com tampa. Esse tempo tem relação com a acidez, álcool e taninos presentes na bebida. Por isso, os mais encorpados tendem a durar mais em comparação com os leves.

Os vinhos brancos e rosé, por outro lado, podem durar até 3 dias na geladeira. Já os espumantes duram, em média, 2 dias na geladeira em garrafas com rolha. Após esse tempo, eles começam a perder a efervescência e ficam menos saborosos.

Como identificar um vinho estragado?

Ao entrar em contato com o oxigênio, o vinho passa por um conjunto de reações químicas que alteram o aroma, sabor e textura da bebida. Por isso, com o passar do tempo, a tendência é o vinho ficar menos saboroso até se deteriorar. Aliás, se você reparar, depois de alguns dias, é possível perceber a bebida com um cheiro que remete ao vinagre. Isso acontece porque o vinho sofreu contaminação por bactérias e está estragado.

A cor do vinho também muda conforme a bebida é exposta ao oxigênio. Os tintos adotam uma coloração mais puxada para o cobre, enquanto os brancos apresentam tons castanhos. O sabor é outro fator determinante para saber se o vinho está ruim. Sendo assim, você sentir um gosto estranho e amargo se ao experimentar a bebida, pode jogar a garrafa fora.

Como conservar vinho aberto?

O melhor lugar para conservar o vinho depois de aberto é na geladeira. A refrigeração retarda a oxigenação da bebida e permite que ela dure mais tempo. Mas para isso, é importante que a garrafa esteja completamente vedada com uma rolha ou tampa específica para vinhos.

Outra dica para conservar o vinho por mais tempo é armazenar a garrafa na vertical. Quando posicionada na horizontal, o contato do conteúdo com o oxigênio é maior, o que acelera o processo de oxidação.

Veja também:

Esses são os 4 vinhos tintos que todo apaixonado pela bebida precisa conhecer, indica especialista
Como escolher o espumante do Réveillon como um sommelier: veja dicas de especialistas
Guia dos vinhos: dicas para decifrar o rótulo como um especialista e não cair em furada ao comprar a bebida

Temas relacionados